Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Erro - ConfigServletWebServerApplicationContext

Oi pessoal, tudo bem? Estou tendo esse erro na inicialização

WARN 10060 --- [ main] ConfigServletWebServerApplicationContext : Exception encountered during context initialization - cancelling refresh attempt: org.springframework.beans.factory.UnsatisfiedDependencyException: Error creating bean with name 'org.springframework.boot.autoconfigure.orm.jpa.HibernateJpaConfiguration': Unsatisfied dependency expressed through constructor parameter 0; nested exception is org.springframework.beans.factory.BeanCreationException: Error creating bean with name 'dataSource' defined in class path resource [org/springframework/boot/autoconfigure/jdbc/DataSourceConfiguration$Hikari.class]: Bean instantiation via factory method failed; nested exception is org.springframework.beans.BeanInstantiationException: Failed to instantiate [com.zaxxer.hikari.HikariDataSource]: Factory method 'dataSource' threw exception; nested exception is org.springframework.boot.autoconfigure.jdbc.DataSourceProperties$DataSourceBeanCreationException: Failed to determine a suitable driver class.

E abaixo também consta isso em vermelho:

Error starting ApplicationContext. To display the conditions report re-run your application with 'debug' enabled. 2022-06-30 10:26:03.940 ERROR 10060 --- [ main] o.s.b.d.LoggingFailureAnalysisReporter :

Vou mandar no comentário meu pom.xml

8 respostas

Esse é o conteúdo do pom.xml

Por padrão ele veio com a versão 2.7.0 do Spring, e eu tentei mudar para outros versões, mas a única que compilou foi essa 2.1.4.RELEASE

Mas mesmo trocando a versão continua dando o mesmo erro, então não deve ser relacionado a isso.

Também tentei editar esse comentário, mas o começo do pom continua aparecendo aqui no título >>>

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<project xmlns="http://maven.apache.org/POM/4.0.0" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
    xsi:schemaLocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0 https://maven.apache.org/xsd/maven-4.0.0.xsd">
    <modelVersion>4.0.0</modelVersion>
    <parent>
        <groupId>org.springframework.boot</groupId>
        <artifactId>spring-boot-starter-parent</artifactId>
        <version>2.1.4.RELEASE</version>
        <relativePath/> <!-- lookup parent from repository -->
    </parent>
    <groupId>br.com.alura</groupId>
    <artifactId>forum</artifactId>
    <version>0.0.1-SNAPSHOT</version>
    <name>forum</name>
    <description>Demo project for Spring Boot</description>
    <properties>
        <java.version>11</java.version>
    </properties>
    <dependencies>
        <dependency>
            <artifactId>spring-boot-starter-data-jpa</artifactId>
        </dependency>
        <dependency>
            <artifactId>spring-boot-starter-web</artifactId>
        </dependency>

<dependency>
            <groupId>mysql</groupId>
            <artifactId>mysql-connector-java</artifactId>
            <scope>runtime</scope>
        </dependency>
        <dependency>
            <artifactId>spring-boot-starter-test</artifactId>
            <scope>test</scope>
        </dependency>
    </dependencies>

<build>
        <plugins>
            <plugin>
                <artifactId>spring-boot-maven-plugin</artifactId>
            </plugin>
        </plugins>
    </build>

</project>

Oi Aline,

Posta aqui também o conteúdo do seu arquivo application.properties

solução!

Oi Rodrigo, fui ver e o application.properties estava vazio. Era justamente esse o problema. Agora que incluí, ele não retorna mais esse erro!

Muito obrigada!

olá Aline.

estou com o mesmo problema e queria saber como vc resolveu.

agradeço desde já

Oi Wander, vá na pasta main > resources > application.properties e cole isso:

spring.datasource.url=jdbc:h2:mem:testdb spring.datasource.driverClassName=org.h2.Driver spring.datasource.username=sa; spring.datasource.password=password; spring.jpa.database-platform=org.hibernate.dialect.H2Dialect;

Cada palavra "spring" é o começo de uma linha, não sei porque o forum está juntando tudo

Acredito que vai resolver.

Olá Aline

colei essas linhas do jeito que foi passado e mesmo assim n funcionou. mais parando pra pensar acho que estou com outro tipo de problema.

mesmo assim agradeço a tentativa

Oi Wander, seu application.properties estava vazio?

Se sim, você pode usar a base do que eu mandei, mas talvez tenha que mudar o banco de dados, ali eu usei o H2, se você usa mysql ou outro, tem que mudar algumas informações.

Se não estava vazio, pode ser outro erro mesmo.

O meu problema quando iniciei o tópico, é pq o application.properties estava vazio mesmo.

o meu tbm estava vazio mais o meu erro que aparece é que a porta 8080 já está em uso