Olá, estou com um erro ao chamar meu banco de dados externo, alguém sabe dizer o que significa?
Obrigada
Olá, estou com um erro ao chamar meu banco de dados externo, alguém sabe dizer o que significa?
Obrigada
Oi, Grazielly! Tudo certo?
Ao tentar executar o código, foi retornado um erro referente à conexão com o MySQL, a qual foi perdida — isso pode acontecer, por exemplo, quando referenciamos incorretamente um banco de dados ou há algum problema com o servidor. Sabendo disso, alguns dos caminhos que você pode seguir para contornar tal questão são:
/locations/us-central1
indicada está correta;Espero que isso ajude, Grazielly! Caso o problema persista ou surjam novas dúvidas, fico à disposição.
Abraço.
ERRO:
Invalid table-valued function EXTERNALQUERY Failed to connect to MySQL database. Error: MysqlErrorCode(2013): Lost connection to MySQL server during query at [2:1]
Oi Andrieli, tudo bem? Obrigada pelo seu retorno.
Criei um novo do zero e ainda permanece o erro:
Estou conseguindo rodar certinho no workbench.
Tenho uma dúvida, o workbench que baixei no meu notebook é uma versão já "arquivada" como diz no site deles, pq as que estão disponível, não é compatível. Por exemplo, essas duas nenhuma roda no meu note. Será que isso pode ser um problema?
a minha versão (workbench) é a 8.0.31
oi Grazielly. Tudo indica que não há banco de dados MySQL rodando onde voce definiu a connection da external query. pode mostrar as confuguracoes dessa conexao? "projetcts/my-first-bd-ds" como isso ta configurado la e pra onde ta apontando?
to achando que nao tem MySQL rodando. onde voce instalou o MySQL server que esse workbench vai se conectar (e o bigquery tb)?
Olá, seguem prints:
Oi, Grazielly!
Peço desculpas pela demora em te responder.
Possivelmente, o erro não está ocorrendo em virtude da versão do seu MySQL Workbench, então não precisa se preocupar.
Você poderia me fornecer mais informações? Conseguiu pegar o ID do seu projeto para adicioná-lo ao caminho? Para fazer esse procedimento, siga os passos abaixo:
Clicar no botão referente ao projeto gra-projetofinal-bq-ds
, semelhante ao da imagem abaixo:
Identificar na lista de projetos o gra-projetofinal-bq-ds
;
Selecionar e copiar o ID do projeto, ele aparecerá mais ou menos assim para você:
Após isso, basta substituir gra-projetofinal-bq-ds
pelo texto que você acabou de copiar no caminho que faz referência ao seu banco de dados.
Se mesmo após os passos acima o problema continuar, poderia me enviar imagens do seu Workbench funcionando localmente com a consulta que você está tentando executar?
Estarei aqui para solucionarmos esse problema juntas, Grazielly!
Fico no aguardo.
Oi Andrieli, sem problemas.
Estou usando do meu projeto Gra-projetofinal-bq-ds
Imagem 1: Imagem 2:
**
*Imagem 3: *
Percebe que os outros geraram um número de ID e esse que estou usando não gerou?
Pessoal, vou refazer tudo do zero novamente, ok? Criar uma conta google, tudo do zero. Vou avisar vcs quando eu passar dessa fase.
[[[ editando esse comentário, acho que não adianta eu refazer, tendo em vista o comentário abaixo. Outros alunos tiveram o mesmo erro.]]]
Pessoal, vejam essas threads, o mesmo erro!
https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-executar-a-consulta-184382
Será que o professor não deixou algum detalhe pra trás?
Oi Grazielly, joia?
Eu vou refazer o projeto desse curso aqui pra tentar identificar se ficou alguma coisa para trás. Pode ser que algo tenha mudado no BigQuery desde a publicação do curso, logo te dou um retorno :)
Olá, tá joia, Maria! Fico no aguardo! Obrigada!!!
Olá Grazielly, belezinha?
O erro provavelmente é por causa da conexão BigQuery com o CloudSQL. Isto não foi mostrado no curso, pois quando foi feito não existia essa politica de segurança. Estamos preparando um material para evitar que isso aconteça com novos alunos e logo será adicionado no curso. Mas para solucionar e seguir com seu andamento do curso, vamos tentar alguns passos beleza?
Primeiro precisamos ir ao ambiente do BigQuery.
Vamos pegar o ID da conta de serviço do BigQuery. como nas imagens abaixo:
Após copiar este ID temos que ir em IAM para permitir acesso ao CloudSQL. Vamos conceder acesso, selecionando a opção permitir acesso no menu superior.
E por final vamos permitir acesso usando aquele ID da conta de serviço do BigQuery para o CloudSQL.
É só salvar e tentar executar a Query novamente. Esclarecendo o erro novamente, por algum motivo quando que o curso foi feito não tínhamos a necessidade fazer esta configuração, mas ferramentas clouds mudam constantemente e foi adicionado uma nova diretiva de conexão entre o BigQuery e o CloudSQL.
Espero que isto tenha solucionado. Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e um forte abraço!
Olá, tudo joia e vc?
Obrigada pelo retorno rápido! Assim que eu tiver um tempinho já faço o teste e retorno aqui. Até logo!
Agoooora foi!!! Obrigada pessoal! Agora vou seguir...
uhu! Paulo, consegue editar o texto da aula e ja deixar um link para esse topico? logo de cara.
Consigo sim Paulo! Adicionei uma nota ao inicio do vídeo que o problema aparece, com o link deste tópico.