Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
18
respostas

Erro - chamada externa.

Olá, estou com um erro ao chamar meu banco de dados externo, alguém sabe dizer o que significa?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obrigada

18 respostas

Oi, Grazielly! Tudo certo?

Ao tentar executar o código, foi retornado um erro referente à conexão com o MySQL, a qual foi perdida — isso pode acontecer, por exemplo, quando referenciamos incorretamente um banco de dados ou há algum problema com o servidor. Sabendo disso, alguns dos caminhos que você pode seguir para contornar tal questão são:

  • Verificar se o nome do projeto foi escrito por completo. Além de "myfirst-bq-ds", é importante adicionar o ID associado a esse nome (o ID pode ser obtido através do menu da lateral esquerda, onde estão os seus projetos);
  • Verificar se a localização em /locations/us-central1 indicada está correta;
  • Analisar se o servidor do MySQL está em execução.

Espero que isso ajude, Grazielly! Caso o problema persista ou surjam novas dúvidas, fico à disposição.

Abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

ERRO:

Invalid table-valued function EXTERNALQUERY Failed to connect to MySQL database. Error: MysqlErrorCode(2013): Lost connection to MySQL server during query at [2:1]

Oi Andrieli, tudo bem? Obrigada pelo seu retorno.

Criei um novo do zero e ainda permanece o erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou conseguindo rodar certinho no workbench.

Tenho uma dúvida, o workbench que baixei no meu notebook é uma versão já "arquivada" como diz no site deles, pq as que estão disponível, não é compatível. Por exemplo, essas duas nenhuma roda no meu note. Será que isso pode ser um problema?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

a minha versão (workbench) é a 8.0.31 Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

oi Grazielly. Tudo indica que não há banco de dados MySQL rodando onde voce definiu a connection da external query. pode mostrar as confuguracoes dessa conexao? "projetcts/my-first-bd-ds" como isso ta configurado la e pra onde ta apontando?

to achando que nao tem MySQL rodando. onde voce instalou o MySQL server que esse workbench vai se conectar (e o bigquery tb)?

Olá, seguem prints:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade


Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade


Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Grazielly!

Peço desculpas pela demora em te responder.

Possivelmente, o erro não está ocorrendo em virtude da versão do seu MySQL Workbench, então não precisa se preocupar.

Você poderia me fornecer mais informações? Conseguiu pegar o ID do seu projeto para adicioná-lo ao caminho? Para fazer esse procedimento, siga os passos abaixo:

  1. Clicar no botão referente ao projeto gra-projetofinal-bq-ds, semelhante ao da imagem abaixo:

    Indicação de botão de projeto do Google Clound.

  2. Identificar na lista de projetos o gra-projetofinal-bq-ds;

  3. Selecionar e copiar o ID do projeto, ele aparecerá mais ou menos assim para você:

    ID de um projeto no Google Clound.

Após isso, basta substituir gra-projetofinal-bq-ds pelo texto que você acabou de copiar no caminho que faz referência ao seu banco de dados.

Se mesmo após os passos acima o problema continuar, poderia me enviar imagens do seu Workbench funcionando localmente com a consulta que você está tentando executar?

Estarei aqui para solucionarmos esse problema juntas, Grazielly!

Fico no aguardo.

Oi Andrieli, sem problemas.

Estou usando do meu projeto Gra-projetofinal-bq-ds

Imagem 1: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeImagem 2:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

**Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

*Imagem 3: *

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Percebe que os outros geraram um número de ID e esse que estou usando não gerou? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pessoal, vou refazer tudo do zero novamente, ok? Criar uma conta google, tudo do zero. Vou avisar vcs quando eu passar dessa fase.

[[[ editando esse comentário, acho que não adianta eu refazer, tendo em vista o comentário abaixo. Outros alunos tiveram o mesmo erro.]]]

Pessoal, vejam essas threads, o mesmo erro!

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-praticar-a-aula-fazendo-a-comunicacao-entre-o-bigquery-e-o-mysql-280007

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-erro-ao-executar-a-consulta-184382

Será que o professor não deixou algum detalhe pra trás?

Oi Grazielly, joia?

Eu vou refazer o projeto desse curso aqui pra tentar identificar se ficou alguma coisa para trás. Pode ser que algo tenha mudado no BigQuery desde a publicação do curso, logo te dou um retorno :)

Olá, tá joia, Maria! Fico no aguardo! Obrigada!!!

solução!

Olá Grazielly, belezinha?

O erro provavelmente é por causa da conexão BigQuery com o CloudSQL. Isto não foi mostrado no curso, pois quando foi feito não existia essa politica de segurança. Estamos preparando um material para evitar que isso aconteça com novos alunos e logo será adicionado no curso. Mas para solucionar e seguir com seu andamento do curso, vamos tentar alguns passos beleza?

Primeiro precisamos ir ao ambiente do BigQuery.

Vamos pegar o ID da conta de serviço do BigQuery. como nas imagens abaixo: Tela do BigQuery, onde mostra o passo a passo para copiar o ID de serviço. passo 1: abrir conexão externa, localizado no menu que esta la lateral do nome da conexão. passo 2: clicar na opção abrir e por final passo 3: copiar o ID da conta de serviço do BigQuery, que esta localizado na ultima linha das informações de conexão

Após copiar este ID temos que ir em IAM para permitir acesso ao CloudSQL. Imagem do menu lateral do Google Cloud, selecionando a opção IAM e administrador, isto abrira outra janela a direita, selecione a primeira opção IAMVamos conceder acesso, selecionando a opção permitir acesso no menu superior.

menu superior do IAM- IAM e administrador onde esta selecionado a opção permitir acessoE por final vamos permitir acesso usando aquele ID da conta de serviço do BigQuery para o CloudSQL. Imagem do menu lateral direito, permitir aceso a "nome-projeto" onde foi preenchido o campo Novas principais, com o ID da conta de serviço do BigQuery e o campo papel com a opção: Cliente CloudSQL

É só salvar e tentar executar a Query novamente. Esclarecendo o erro novamente, por algum motivo quando que o curso foi feito não tínhamos a necessidade fazer esta configuração, mas ferramentas clouds mudam constantemente e foi adicionado uma nova diretiva de conexão entre o BigQuery e o CloudSQL.

Espero que isto tenha solucionado. Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e um forte abraço!

Olá, tudo joia e vc?

Obrigada pelo retorno rápido! Assim que eu tiver um tempinho já faço o teste e retorno aqui. Até logo!

Agoooora foi!!! Obrigada pessoal! Agora vou seguir...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

uhu! Paulo, consegue editar o texto da aula e ja deixar um link para esse topico? logo de cara.

Consigo sim Paulo! Adicionei uma nota ao inicio do vídeo que o problema aparece, com o link deste tópico.