3
respostas

Erro ao tentar instalar a biblioteca

Quando estou realizando a instalação de qualquer pacote aparece um erro referente ao PostgreSQL, eu ja desinstalei o programa e ainda assim não funcionou. O erro que aparece é esse: ERROR: Could not install packages due to an OSError: Could not find a suitable TLS CA certificate bundle, invalid path: C:\Program Files\PostgreSQL\15\ssl\certs\ca-bundle.crt

3 respostas

O erro que você está enfrentando está relacionado à ausência de um arquivo de certificado TLS CA (Certificate Authority) adequado no caminho especificado. Isso geralmente ocorre quando o Python não consegue encontrar o certificado necessário para realizar conexões seguras.

Para resolver esse problema, você pode seguir alguns passos:

1. Certifique-se de ter desinstalado completamente o PostgreSQL: Certifique-se de que você desinstalou o PostgreSQL completamente. Às vezes, a desinstalação pode deixar para trás alguns arquivos de configuração que podem estar causando conflitos.

2. Certifique-se de ter desinstalado o pacote Python relacionado ao PostgreSQL: Se você instalou algum pacote Python relacionado ao PostgreSQL usando o pip, desinstale-o também.

pip uninstall nome-do-pacote

3. Configure a variável de ambiente SSL_CERT_FILE: Você pode definir a variável de ambiente SSL_CERT_FILE para apontar para um arquivo de certificado válido. Você pode baixar o arquivo cacert.pem do site curl.haxx.se e, em seguida, configurar a variável de ambiente. Substitua <caminho-para-cacert.pem> pelo caminho onde você salvou o arquivo cacert.pem.

No Windows:

[System.Environment]::SetEnvironmentVariable('SSL_CERT_FILE', '<caminho-para-cacert.pem>', [System.EnvironmentVariableTarget]::Machine)

No Linux/macOS:

export SSL_CERT_FILE=<caminho-para-cacert.pem>

4. Tente instalar os pacotes novamente: Após realizar essas configurações, tente instalar os pacotes Python novamente e veja se o problema persiste.

Se continuar o problema, me diga qual o teu sistema operacional, porque pode ser uma solução diferente.

Eu utilizo windows 11.

Eu to tentando de tudo a mais de uma semana pra tentar resolver esse problema e não consigo. Tudo que eu tento aparece a mesma mensagem "ERROR: Could not install packages due to an OSError: Could not find a suitable TLS CA certificate bundle, invalid path: C:\Program Files\PostgreSQL\15\ssl\certs\ca-bundle.crt" Eu instalei o PgSQL 15 e tive um problema durante a instalação dos plugins e tive que reiniciar o PC, dps disso como sempre dava problema eu instalei a versão 12, que eu estava usando normalmente. Agora não consigo executar quase comando algum do pip pq sempre aparece essa mensagem de erro, não sei se a pasta ficou oculta ou se por padrão ta indo pro path errado. mas não existe esse path no meu computador. Já reinstalei o python, o vsCode ( em ambos os casos ativando a caixinha do PATH na instalação), ja tentei usar o terminal do Windows, todas as soluções citadas no post acima. To quase desistindo do curso aqui já.