Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro ao printar tamanho do treino e teste x

Ola, boa tarde! Estou com dúvida em relação a sintaxe usada em aula pelo professor, pois parece que esta solta, faltando alguns parênteses. Eu nao chego ao resultado esperado, mesmo quando eu reproduzo, ou quando tento adaptar fechando os parênteses corretamente. Nao entendo se isso foi uma atualizacao do colab, ou se eu nao absorvi alguma coisa muito bem. Alguem passou por um problema similar, ou sabe como ajudar? Sinto que e algo simples.

treino_x = x[:75]
treino_y = y[:75]
teste_x = x[75:]
teste_y = y[75:]
print("Treinaremos com %d e testaremos com %d" % len(treino_x), len(teste_x)

Erro:

File "<ipython-input-37-0844a49c1d5d>", line 5
    print("Treinaremos com %d e testaremos com %d" % len(treino_x), len(teste_x)
                                                                                ^
SyntaxError: unexpected EOF while parsing

Aula: https://cursos.alura.com.br/course/machine-learning-introducao-a-classificacao-com-sklearn/task/46776 por volta dos 10min.

Muito obrigada!

2 respostas
solução!

Oi, Fabiana! Tudo bem com você?

Se olharmos rapidamente essa parte no vídeo podemos ter mesmo essa impressão. No entanto, por volta dos 9:30 min da aula, podemos observar que o instrutor criou a função print com os parêntesis corretamente:

print do frame da aula Lendo dados da internet e manipulando os mesmos no minuto 9:32 revelando o código desenvolvido até o momento

E conforme ele foi adicionando o código do print ((...)"Treinaremos com %d e testaremos com %d" % (len(treino_x), len(teste_x))(...)) o ultimo parêntesis foi sendo empurrado até não ser mostrado na célula, conforme mostrado no frame em 9:52 min:

print do frame da aula Lendo dados da internet e manipulando os mesmos no minuto 9:52 revelando o código desenvolvido até o momento

Então, os últimos parêntesis ficaram escondidos no final do desenvolvimento, não permitindo uma visualização direta. Desse modo o código que o professor digitou resulta em:

treino_x = x[:75]
treino_y = y[:75]
teste_x = x[75:]
teste_y = y[75:]
print("Treinaremos com %d e testaremos com %d" % (len(treino_x), len(teste_x)))

Entendo que isso pode atrapalhar bastante no aprendizado :/ e peço desculpas pela má captura, buscarei informar isso ao setor responsável.

Bons estudos!

Deu certo! Obrigada!!!