Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro ao importar o arquivo db.csv

Na parte da aula "Criando um DataFrame a partir de uma arquivo externo" ao tentar importar o arquivo db.csv o seguinte erro está aparecendo: obs - realizei o download do arquivo corretamente

Print do erro

4 respostas

Oii Luis, tudo certo por ai?

Realmente esse problema diz que ele não está encontrando sua base de dados, você pode tentar enviar novamente seguindo esse passo a passo aqui.

Na aba lateral do Colab temos uma pastinha que representa onde vamos colocar o arquivo, e logo que abrimos ela, o primeiro ícone, da esquerda para a direita, é para que possamos enviar nosso arquivo.

Google colab na aba Files, para upload de arquivos. A imagem é predominantemente branca, com o layout do Google colab, o título do arquivo que estamos trabalhando é Python_para_Data_Science_Pandas.ipynb, mesmo arquivo usado no curso relacionado à dúvida do aluno. Na imagem está destacado com um quadrado vermelho o primeiro ícone, da esquerda para a direita, na aba Files que permite o envio de arquivos para o Colab. Na direita da imagem temos fragmentos do código da aula

Agora vamos importar o arquivo para o Google Colab, clicando no ícone de envio e selecionando a pasta onde ele se encontra.

Imagem predominantemente preta, por conta do tema do Windows. Na imagem temos a área de seleção do arquivo dentro do computador, para que ele seja enviado ao google colab. A pasta que o arquivo se encontra tem o nome dados, e o arquivo tem o nome db.csv. Na esquerda da página de documentos do windows, tem as pastas padrão do windows, como Documentos, Downloads, Imagens, e a esquerda da imagem, o fundo é branco mostrando a aba files do google colab

Depois de feito isso seu arquivo está pronto para uso, mas caso ele ainda não seja encontrado, você pode tentar reiniciar a máquina virtual do Google Colab, indo em Runtime -> Restart runtime e após isso pode rodar novamente suas células.

Imagem do google colab,com tema branco, mostrando como reiniciar a máquina virtual do google colab que estamos usando. Para isso vamos no quinto ícone, qual tem uma flecha vermelha apontada para que o aluno ache fácilmente, e seu título é Runtime. Depois de clicar em Runtime, ele abre várias opções e usaremos a sétima, restart runtime, e na imagem ela tem um retângulo vermelho mostrando sua localização.

Caso ainda tenha problemas com o arquivo, pode me chamar por aqui e tentaremos corrigir novamente, ok?

Espero que consiga continuar seus estudos logo! ^^

Depois de realizar todas as etapas que você descreveu acima o problema ainda persiste:

-

solução!

Oii de novo! :D

Acredito que agora entendi o seu problema melhor! Uma opção é copiar todo o caminho do seu arquivo, clicando nele com o botão direito do mouse vai aparecer uma opção chamada copy path, ele vai copiar o caminho completo até seu arquivo, e ai você utiliza ele onde está colocando o nome do arquivo apenas, dessa forma aqui:

imagem predominantemente branca, por conta do tema usado no google colab. Na esquerda temos a aba files do google colab, com o arquivo csv ques estamos usando de dataset no curso, e após clicar com o botão direito do mouse, aparecem novas opções, selecionamos a quarta opção que tem o nome Copy Path, para destacar essa opção, o fundo dela tem uma cor cinza e uma seta vermelha indicando que é a opção que estou falando. Na direita da imagem temos fragmentos do começo do código, onde mostra como fazer a importação do arquivo da forma correta, um retângulo vermelho se encontra na parte inferior da imagem para dar destaque ao código de importação do dataset.

Muito provavelmente seu caminho terá certa semelhança com o que estou mostrando na imagem, algo como o exemplo de código a seguir.

dataset = pd.read_csv('/content/db.csv', sep = ';')

Você pode testar dessa forma e me dizer se deu certo?

DEU CERTO!!! VOCÊ É UM MÁXIMO!!!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeMuito obrigado pela ajuda, sério!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software