5
respostas

Erro ao depurar aplicação

Estou com o seguinte erro ao depurar o código como no exemplo que foi dado ![](![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )) Mensagem de erro a baixo Launching lib\main.dart on sdk gphone64 x86 64 in debug mode... Running Gradle task 'assembleDebug'...

FAILURE: Build failed with an exception.

  • Where: Settings file 'C:\Users\allas\AndroidStudioProjects\nosso_primeiro_projeto\android\settings.gradle' line: 21

  • What went wrong: Error resolving plugin [id: 'dev.flutter.flutter-plugin-loader', version: '1.0.0']

    Included build 'C:\Users\allas\OneDrive\ ?rea de Trabalho\ExtracaoFlutter2\flutter\packages\flutter_tools\gradle' does not exist.

  • Try:

    Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

  • Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 6s Error: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1

Ao fazer o flutter doctor no prompt aparece isso Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá, Allas.

Tudo bem?

Esse erro que está ocorrendo durante a depuração do seu código no Flutter parece estar relacionado a um problema com o caminho do plugin flutter-plugin-loader. O erro indica que o caminho para o plugin inclui caracteres que podem não ser reconhecidos corretamente pelo sistema, como o ? no caminho C:\Users\allas\OneDrive\ ?rea de Trabalho\ExtracaoFlutter2\flutter\packages\flutter_tools\gradle.

Estranho que ao executar o "flutter-doctor" parece estar tudo certo. Mas de todo modo vou deixar aqui algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver o problema:

  1. Verifique o Caminho do Flutter SDK: Embora apareça certo no "flutter-doctor", certifique-se de que o caminho onde você extraiu o Flutter SDK não contém espaços ou caracteres especiais. Como mencionado na aula, isso pode causar problemas. Se houver espaços ou caracteres especiais, mova o Flutter SDK para um caminho que não os contenha e atualize o PATH do sistema, se necessário.

  2. Atualize o PATH do Sistema: Se você moveu o Flutter SDK para um novo local, lembre-se de atualizar a variável de ambiente PATH para refletir o novo caminho.

  3. Limpe o Cache do Gradle: Às vezes, limpar o cache do Gradle pode resolver problemas de build. Você pode fazer isso executando o comando flutter clean no terminal e, em seguida, tentar depurar o aplicativo novamente.

  4. Verifique as Configurações do Gradle: Abra o arquivo settings.gradle mencionado na mensagem de erro e verifique se há alguma configuração incorreta, especialmente em relação ao caminho do plugin flutter-plugin-loader.

  5. Reinstale o Flutter SDK: Se tudo mais falhar, considere reinstalar o Flutter SDK. Baixe a versão recomendada pelo curso e siga as instruções de instalação cuidadosamente.

Se após seguir essas etapas o problema persistir, não hesite em buscar ajuda no fórum com mais detalhes sobre o erro e as etapas que você já tentou.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

deu tudo errado e ao executar um dos problemas que vc disse, continuo dando erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Verifica se você está na pasta certa do projeto, para executar os comandos. Olhando o print, parece que você está executando o comando flutter clean no seu usuario "allas", e não no projeto: C:\Users\allas>, deveria ter o caminho para a pasta do projeto, ai sim rodar os comandos.

Verifica se você rodou os comandos anteriores na pasta correta do projeto. Esse pode ser o problema.

não compreendi. Poderia explicar de forma mais detalhada ?

Opa, Allas.

Esse erro que você está enfrentando ao tentar executar o comando flutter clean é que o comando precisa ser executado a partir do diretório raiz do projeto Flutter, onde o arquivo pubspec.yaml está localizado. O erro indica que não foi encontrado nenhum arquivo pubspec.yaml.

Você precisa navegar pelo terminal até o seu projeto Flutter.

Aqui está um exemplo de como você pode navegar para o diretório do projeto e executar o comando flutter clean:

cd caminho/do/seu/projeto/flutter
flutter clean

O caminho tem que indicar o nome do seu projeto certinho.

Uma forma mais fácil:

  • Abra a pasta do seu projeto normalmente, e quando você ver os arquivos do projeto, incluindo o pubspec.yaml, quer dizer que você está na raiz do projeto, então clica com o botão direito noa parte vazia dentro da pasta e seleciona a opção Abrir no terminal, pronto o projeto será aberto no terminal, depois disso pode rodar o comando: flutter clean , deverá funcionar, veja no print a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Qualquer dúvida estou aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software