1
resposta

Errinho bobo em caso extremo

Durante os testes peguei um erro bobo em um caso bem artificial - colocando espaços em brando no userName e no password - mas como é muito simples de evitar coloquei aqui minha solução.

O problema é que o userTakenValidator tenta consultar o backend com o nome em branco, e recebe um erro.

Para evitar basta incluir um filter no pipe desse validator, ficando assim:

  checkUserNameTaken() {
    return (control: AbstractControl) => {
      return control.valueChanges.pipe(
        debounceTime(300),
        filter(userName => userName.trim() !== ''),
        switchMap(userName => this.signupService.checkUserNameTaken(userName)),
        first(),
        map(isTaken => isTaken ? { userNameTaken: true } : null)
      )
    }

Sei que poderia ter colocado somente userName.trim() na condição, confiando no fato de que string vazia é falso e string com conteúdo é verdadeiro, mas prefiro a forma mais explícita, deixando bem claro o que quer se testar. Acredito que a legibilidade do código é muito mais importante do que o ganho que se tem economizando alguma digitação.

1 resposta

Oi Leonardo, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar sua solução conosco. Realmente, pequenos detalhes podem gerar grandes problemas em nossos códigos. É muito importante que estejamos sempre atentos aos detalhes e que busquemos soluções simples e eficientes para evitar problemas como esse.

Sua solução é muito interessante e bem explicada. Acredito que ela pode ajudar muitas pessoas que estejam enfrentando problemas semelhantes. Além disso, a forma como você explicou a solução, mostrando as vantagens da forma mais explícita, é muito educativa e pode ajudar a melhorar a qualidade do código de muitas pessoas.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software