2
respostas

Equipes colaborativas com profissionais especialistas, é possível?

Em toda empresa existem os especialistas em cada área, não só por escolha de cargos, mas por aptidão mesmo. Profissionais que são bons em front-end por exemplo, eles têm um perfil muito diferente de um back-end, até mesmo de comportamento! Como é possível então que uma equipe seja multifuncional trabalhando de forma colaborativa? Como esperar que um profissional especialista em back-end execute tarefas de front-end ou vice-versa apenas para tentar ajudar a concluir as tarefas de uma estória? O mesmo ocorre para especialistas em testes, que também tem um perfil próprio, além de que diversos autores não recomendam que desenvolvedores façam testes por diversos motivos. Nesse sentido, como é possível que as estórias sejam entregues por completo pela equipe sem que haja ociosidade por parte da equipe?

2 respostas

O mundo ideal de agilidade gostaria que todos pudessem fazer tarefas de todas as areas, na prática não é assim que funciona.

A idéia é que uma pessoa não se isole e tenha foco apenas em uma area, porque isso causa a ociosidade. O que a agilidade sugere é que as pessoas trabalhe juntas em atividades de forma a disseminar esse conhecimento por todo o time. Mas mesmo assim continue a ter os especialista, mas que se não houver atividades especificas, consigam ajudar o time em outras tarefas de outras areas.

Mas e se os especialista não quiserem se envolver? Bom isso é que acaba acontecendo mais, já vi muitas empresas perdendo pessoas porque elas não queriam se adaptar e outros que adaptaram a metodologia para encaixar as pessoas. Não existe um certo, se for manter os especialista isolados o ideal é que o planejamento seja feito levando em conta esse cenário para que não haja ociosidade. O que se pode fazer também é ter vários projetos diferentes e planejar em cada Sprint o que os especialista vão fazer, e se sobrar tempo eles podem dedicar a outro projeto que estaria no Sprint seguinte.

Mais é claro que vão ocorrer vezes em que o planejamento sai errado e os projetos estão presos e o cara não tem o que fazer, nessa hora seria legal ter coisas extras, seja estudo de novas tecnologias, planejar próximos projetos, adiantar tarefas.

Obrigado pela resposta! Quanto a sugestão de ter vários projetos diferentes, na aula 3 do curso de Métodos Ágeis, existe uma recomendação que vai contra isso: "(...) O time tem que ser dedicado, então jamais atribua mais de um projeto a mesma equipe. Essa é uma lição ensinada por Johana Rothman, uma renomada consultora no mundo ágil. E ela diz que a multitarefa, com os membros trabalhando em contextos diferentes tem um preço muito alto para a equipe (...)". Fiquei um pouco confuso agora!