- Qual séria diferença do épico e história de usuário? Parecer ser a mesma coisa.
- A história seria um complemento?
- Poderia dar um exemplo de cada um?
Oi tudo bem? Eu não achei, e acho que não exista, uma definição oficial no mercado até mesmo por não ter um órgão oficial que defina os conceito do que é Agile e seus termos.
Você acaba recorrendo para alguns autores mais reconhecidos no mercado e alguns órgãos de certificação renomados.
Fui em dois órgãos bem conhecidos em certificação Scrum e veja o que eles dizem.
No glossário do Scrum.Org basicamente define somente a estória e está assim:
Estórias de Usuário: Uma prática de desenvolvimento de software ágil vindo do XP para expressas requisitos da uma perspectiva do usuário final, dando ênfase na comunicação verbal. No Scrum, é frequentemente usado para expressas itens funcionais no Product Backlog
Fonte: https://www.scrum.org/resources/professional-scrum-developer-glossary
Outro órgão de certificação é o Scrum Study que você pode achar no SBOK a visão deles de scrum e definição de alguns termos.
Épicos: Os Épicos são escritos nas fases iniciais do projeto, quando a maioria das Estórias de Usuário são funcionalidades de alto nível ou descrições de produtos, e quando os requisitos são amplamente definidos. São Estórias de Usuário grandes e não refinadas no Backlog Priorizado do Produto.
Estórias de Usuário: As Estórias de Usuário aderem uma estrutura específica pré-definida, uma maneira simples de documentar os requisitos e desejos, as funcionalidades para o usuário final. Os requisitos expressos nas Estórias de Usuário são declarações curtas, simples e fáceis de entender, resultando em uma melhor comunicação entre os stakeholders, e em melhores estimativas pelo time.
Fonte: https://www.scrumstudy.com/
O mercado geralmente chama de épico (e as fontes acima também) a estória que é muito grande para ser trabalhada na sua Sprint ou aquela estória que está muito alto nível e ainda falta detalhar. São aquelas que você identificou logo no início do projeto e ainda está trabalhando nelas.
Conforme você vai conversando com seu cliente entendendo mais suas necessidades e tendo mais informações, você vai refinando seu épico em estórias menores que caibam dentro da sua Sprint.
Suponha que está fazendo um restaurante e tenha um épico como
“Uma funcionalidade que permita gerir a ordem de pedidos na fila”
Isso é muita coisa para ser feito em uma Sprint. Gerir uma fila envolve muitas coisas, você precisa ver a fila, sabe o que tem no pedido, a quantidade de itens do pedido, a quanto tempo está aberto, definir ordem e etc.
Segue um exemplo
Épico: “Uma funcionalidade que permita gerir a ordem de pedidos na fila””
Estória 1
Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar os pedidos da fila para saber quais preciso gerenciar.
Estória 2
Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar os itens e quantidade de itens de um pedido da fila para saber quais levam mais tempos para serem preparados.
Estória 3
Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar a hora que um pedido foi aberto para saber a quanto tempo está esperando.
Estória 4
Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso mudar a ordem dos pedidos para otimizar a fila do restaurante
Espero ter ajudado.
Abraços
Obrigada, ajudou muito sua explicação