Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Épico X História de usuário

  • Qual séria diferença do épico e história de usuário? Parecer ser a mesma coisa.
  • A história seria um complemento?
  • Poderia dar um exemplo de cada um?
2 respostas
solução!

Oi tudo bem? Eu não achei, e acho que não exista, uma definição oficial no mercado até mesmo por não ter um órgão oficial que defina os conceito do que é Agile e seus termos.

Você acaba recorrendo para alguns autores mais reconhecidos no mercado e alguns órgãos de certificação renomados.

Fui em dois órgãos bem conhecidos em certificação Scrum e veja o que eles dizem.

No glossário do Scrum.Org basicamente define somente a estória e está assim:

Estórias de Usuário: Uma prática de desenvolvimento de software ágil vindo do XP para expressas requisitos da uma perspectiva do usuário final, dando ênfase na comunicação verbal. No Scrum, é frequentemente usado para expressas itens funcionais no Product Backlog

Fonte: https://www.scrum.org/resources/professional-scrum-developer-glossary

Outro órgão de certificação é o Scrum Study que você pode achar no SBOK a visão deles de scrum e definição de alguns termos.

Épicos: Os Épicos são escritos nas fases iniciais do projeto, quando a maioria das Estórias de Usuário são funcionalidades de alto nível ou descrições de produtos, e quando os requisitos são amplamente definidos. São Estórias de Usuário grandes e não refinadas no Backlog Priorizado do Produto.

Estórias de Usuário: As Estórias de Usuário aderem uma estrutura específica pré-definida, uma maneira simples de documentar os requisitos e desejos, as funcionalidades para o usuário final. Os requisitos expressos nas Estórias de Usuário são declarações curtas, simples e fáceis de entender, resultando em uma melhor comunicação entre os stakeholders, e em melhores estimativas pelo time.

Fonte: https://www.scrumstudy.com/

O mercado geralmente chama de épico (e as fontes acima também) a estória que é muito grande para ser trabalhada na sua Sprint ou aquela estória que está muito alto nível e ainda falta detalhar. São aquelas que você identificou logo no início do projeto e ainda está trabalhando nelas.

Conforme você vai conversando com seu cliente entendendo mais suas necessidades e tendo mais informações, você vai refinando seu épico em estórias menores que caibam dentro da sua Sprint.

Suponha que está fazendo um restaurante e tenha um épico como

“Uma funcionalidade que permita gerir a ordem de pedidos na fila”

Isso é muita coisa para ser feito em uma Sprint. Gerir uma fila envolve muitas coisas, você precisa ver a fila, sabe o que tem no pedido, a quantidade de itens do pedido, a quanto tempo está aberto, definir ordem e etc.

Segue um exemplo

Épico: “Uma funcionalidade que permita gerir a ordem de pedidos na fila””

Estória 1

Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar os pedidos da fila para saber quais preciso gerenciar.

Estória 2

Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar os itens e quantidade de itens de um pedido da fila para saber quais levam mais tempos para serem preparados.

Estória 3

Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso visualizar a hora que um pedido foi aberto para saber a quanto tempo está esperando.

Estória 4

Como GERENTE DO RESTAURANTE, preciso mudar a ordem dos pedidos para otimizar a fila do restaurante

Espero ter ajudado.

Abraços

Obrigada, ajudou muito sua explicação

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software