1
resposta

Entrega de carga viva

Bom dia, professor. Eu trabalho com alimento vivo para peixes de aquário. Vez ou outra minha encomenda chega atrasada (aliás é por isso que estou fazendo esse curso), e por conta disso eu acabo oferecendo o seguinte tipo de garantia: se atrasar na primeira tentativa de entrega e os animais chegarem mortos, eu reenvio o produto sem cobrar o custo de um novo e também sem cobrar o frete. E se chegar atrasado uma segunda vez eu ainda não cobro o produto, mas cobro o frete para que seja efetuada uma terceira tentiva. Nesse último caso eu ainda dou a opção do cliente receber o valor do produto de volta sem o valor do frete incluso. Esta política está de acordo com a lei? Obrigado!

1 resposta

Rodrigo, tudo bom?

Sim, e nem é questão de estar dentro da lei. O seu consumidor não tem responsabilidade pela entrega, então você (de forma correta) está assumindo essa responsabilidade. Mas no fim o que o consumidor quer é o produto.

Talvez seja hora de você rever a sua operação de entrega. Em regiões próximas não vale a pena pagar uma empresa particular para fazer o transporte? Em lugares mais distantes uma transportadora não seria mais adequada do que outra? Existe a possibilidade do custo aumentar dependendo da sua decisão, mas você pode dividir esse valor com o consumidor se for o caso e terá um prejuízo menor com uma qualidade de entrega maior.

Fora que carga viva não é apenas um produto, é um ser que está ali para transporte e deve ser tratado como tal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software