1
resposta

Entendimento sobre as listas

Tive uma enorme dificuldade em entender o funcionamento das listas. Fiquei muito confuso e sinceramente não entendi absolutamente nada.

1 resposta

Oi Marcos, tudo bem?

As listas são estruturas de dados que nos permitem armazenar e acessar vários valores em uma única variável. Elas são muito úteis quando precisamos lidar com conjuntos de dados relacionados.

No contexto do curso de Arquitetura de Computadores, as listas são implementadas como arrays ou vetores. Um array é uma sequência de elementos que são armazenados de forma contínua na memória RAM.

Pra acessar um elemento específico de uma lista, utilizamos seu índice. O índice é uma posição numérica que representa a posição do elemento na lista. Por exemplo, se temos a lista [1, 2, 3, 4, 5], o elemento de índice 0 é o número 1, o elemento de índice 1 é o número 2, e assim por diante.

Para encontrar um elemento em uma lista, o computador utiliza uma fórmula que combina o início da lista com o índice do elemento multiplicado pelo tamanho do elemento. Dessa forma, ele consegue localizar o elemento desejado na memória.

Mas quando lidamos com listas que possuem elementos de tamanhos diferentes, como no caso de uma lista de listas, utilizamos ponteiros. Os ponteiros são valores que apontam para outros valores na memória. Eles nos permitem armazenar o endereço de início de cada lista em uma lista de listas.

Essa ideia de utilizar ponteiros para representar valores complexos é muito útil e utilizada em diversos contextos da programação.

Espero que agora você tenha uma compreensão melhor sobre o funcionamento das listas.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software