Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Pessoal de suporte a sistemas locais, analise de sistemas, me ajudem ai por favor...

Essa minha dúvida é para sistemas locais por favor, pois já trabalhei com suporte,
e vi que é muito complicado trabalhar com sistemas locais
(acabei não tendo experiencia própria com sistemas locais dentro da empresa, mas via as outras pessoas fazendo).
Sistemas de internet são mais descomplicados digamos assim "entre aspas".

Gostaria de saber por exemplo, quando algum problema acontece com os sistemas locais (seja lá o que for, digo na área de suporte mesmo, por exemplo um sistema ERP local), o que fazer para tentar procurar o problema, analisar e resolver o mesmo?

Eu sei que o próprio sistema tem também algumas as ferramentas dele para isso, mas sinceramente isso nunca fica claro quando você entra numa empresa. A pergunta é, por onde começar? Existem sei la ferramenta nativas da empresa do software para analise do sistemas (sistemas auxiliares)? um SIEM por exemplo, ajuda? Tenho que buscar todos os log's no banco de dados? Eu não sei, pois nunca tive acesso a isso...Existe sei la um monitoramento de sistemas para esse tipo de coisa? Posso chamar isso de sei la, gerenciamento de sistemas? Tipo um gerenciamento de rede...? Se alguém souber de alguma coisa além disso por favor me diga...e pode falar o que souber.
Eu simplesmente paralisei nisso...

2 respostas

Cara, eu te entendo perfeitamente. Lidar com sistema local (on-premise) dá um frio na barriga mesmo, e quem vê de fora no suporte acha que é um monstro de sete cabeças. Na nuvem, se algo cai, geralmente o problema é do provedor ou a internet caiu.
No local, tudo depende de você: a rede interna, o servidor físico na salinha com ar-condicionado, o banco de dados que alguém esqueceu de limpar e lotou o disco, ou até o antivírus bloqueando uma porta do ERP.
É super normal travar pensando nisso quando você não teve a chance de mexer direto. Existe um método que a galera experiente usa para não enlouquecer. Vou tentar quebrar isso de um jeito bem prático, do começo ao fim, para você entender como se move nessa engrenagem.

A primeira etapa: isolar o problema.
Você precisa descobrir o tamanho do estrago respondendo a três perguntas:
É com todo mundo ou só com uma pessoa? Se for só com um usuário, o problema é na máquina dele (falta de rede, IP errado, perfil corrompido, antivírus vacilando). Se for com todo mundo, o problema é no servidor ou na rede central.
O servidor está de pé? Você precisa checar se o servidor físico ou a máquina virtual onde o ERP roda está ligada e respondendo. Um simples "ping" no terminal ajuda a ver se ele está vivo na rede.
Mudou alguma coisa recente? Teve atualização de madrugada? Alguém mexeu no switch da rede? Mudanças são as maiores causadoras de problemas.

Monitoramento, SIEM e Gerenciamento
Você citou vários termos legais e todos eles fazem sentido, mas cada um no seu quadrado: Gerenciamento / Monitoramento de Sistemas: É exatamente isso que você pensou.

Empresas que usam sistemas locais costumam usar softwares de monitoramento como Zabbix, PRTG ou Nagios. Essas ferramentas ficam olhando o servidor 24 horas por dia. Elas avisam a equipe de suporte antes do usuário reclamar, mandando alertas do tipo: "O ERP está usando 99% da memória RAM" ou "O link de rede com a filial caiu". Isso salva vidas no suporte.

O SIEM ajuda? O SIEM (tipo Splunk ou Wazuh) é uma ferramenta bem mais voltada para segurança da informação. Ele junta logs de tudo que é lugar para caçar ataques hackers ou acessos suspeitos. Para o suporte do dia a dia, descobrindo por que a nota fiscal não emite, o SIEM costuma ser areia demais para esse caminhão. O monitoramento comum (Zabbix) e os logs diretos do ERP são muito mais úteis.

Espero ter ajudado. Para que mais pessoas consigam visualizar a sua solução proposta, é recomendado que você marque este tópico como solucionado. Assim pode ajudar ainda mais pessoas :)

Olá Thiago, tudo bem?

Cara, muito bom o que você me falou...

Mas assim, onde eu visualizo esses logs diretos do ERP, por exemplo?
No banco de dados? Eu tenho que ir lá no servidor? Tenho que acessar o SGBD?
Ou vocês esta falando dos logs dos aplicativos que são injetados no monitoramento de programas como o nagios por exemplo?

Ou será que eles são visualizados dentro do próprio aplicativo?
Se sim, existe algum programa nativo do software para gerenciar os aplicativos dos endpoints (usuários)?
Ou eu tenho que ir dentro de cada máquina de usuário de empresa?

O máximo que eu fiz foi mudar senha de um usuário no ERP online,
e ajudar a sanar um problema que o próprio suporte da empresa do software resolveu.
(Na verdade foi o usuário que estava usando o aplicativo errado do ERP kkk)

Por favor, responde mais essa pra mim que eu encerro o tópico com a tua resposta...