Caro Sílvio,
Sua pergunta é bem interessante para esclarecermos que de fato existem diferenças dentro da notação
BPMN para o uso dos elementos: "atividades" e "eventos".
Vamos a elas, começando pelo reforço em algumas características que as definem:
- Atividades: são pontos do processo onde é executada uma ação, por algum executor conhecido no processo.
- Eventos: é algo que acontece durante o curso de um processo, sendo usualmente derivado da execução de um processo externo,
sub-processo ou acionado (via gatilho previsto no processo) para ocorrer a partir da execução de uma atividade do
próprio processo.
Assim, na linha de eventos serem derivados de atividades em nosso processo "Expande Vendas" os 3 eventos que você citou
não poderiam ser modificados para representação como atividades, baseados nos requisitos apresentados em
projeto de conclusão de conclusão de curso.
Pois, em nosso processo temos as seguintes derivações:
- O evento "Confirmar prazo de entrega" deriva da atividade "Realizar Pedido de Clientes" quando o item tem disponibilidade em estoque.
- O evento "Avaliar a possibilidade de vendas agregadas" deriva da atividade "Realizar Pedido de Clientes".
- O evento "Categorizar cliente" deriva da atividade "Cadastrar Cliente".
Pense se estes eventos lidos isoladamente sem estarem associados a atividades fariam algum sentido em nosso processo , com certeza não, concorda!?
Assim, os 3 referidos eventos são
"engatilhados" para tratar os requisitos de nosso processo a partir
das atividades de "Realizar de Pedidos" e "Cadastrar de Clientes".
Espero, poder ter ajuda e ilustrado a diferença no na finalidade de representação destes 2 elementos de BPMN.
Qualquer dúvida complementar, fique à vontade em fazer nova postagem
em nosso fórum.
Bons Estudos!