Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Então UX não é uma profissão?

Vejo muito em blogs e portfólios a profissão da pessoa como "Designer UX". Mas segundo a informação que acabei de ler:

"Inicialmente você pode pensar que somente o pessoal de design é responsável pela UX. Mas desenvolvedores, gerentes, redatores, etc, são responsáveis sim pela experiência do usuário."

Pelo que entendi UX é uma área de conhecimento, não uma profissão. Se um designer, redator e até um desenvolvedor pode ser responsável por isso, acredito que não seja correto eu dizer algum dia que sou UX Designer. Estou correto?

4 respostas

Então,

O texto está correto, todos os envolvidos no processo de construção de algo são sim responsáveis pela UX (experiência de usuário), por exemplo, um software.

O que acontece é que em muitas empresas, nós vemos o profissional UX/UI Designer, ou seja, o cara é responsável por UX ? Sim. Mas, também é responsável pelo designer ( UI ).

Quando se fala em UX, vamos além de cores e telas, poderíamos ter uma tradução de UX = Sentimento do Cliente. Nosso empresa pode fazer o melhor software, porém, em alguma etapa do processo de construção, faltou uma análise maior dos requisitos por parte do líder técnico ou gerente, isso pode causar uma experiência desconfortável ao usuário, trazendo uma má UX.

Foi só minha opinião, trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software e UX vai além do que a gente pode imaginar. E claro, tem um cara que estuda UX e saca muito, mas geralmente ele também está ligado a área de UI (user interface).

Abraços,

Oi Leandro,

É exatamente isso que o Rafael disse.

Resumidamente, podemos dizer sim que o sentimento do usuário com relação a algum serviço/produto é sim responsabilidade do time todo.

Porém, entender quem é esse usuário, facilitar gamestormings, sugerir melhorias, analisar dados, são algumas das coisas que normalmente são um pouco mais exclusivas do UX Designer.