Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Então UX não é uma profissão?

Vejo muito em blogs e portfólios a profissão da pessoa como "Designer UX". Mas segundo a informação que acabei de ler:

"Inicialmente você pode pensar que somente o pessoal de design é responsável pela UX. Mas desenvolvedores, gerentes, redatores, etc, são responsáveis sim pela experiência do usuário."

Pelo que entendi UX é uma área de conhecimento, não uma profissão. Se um designer, redator e até um desenvolvedor pode ser responsável por isso, acredito que não seja correto eu dizer algum dia que sou UX Designer. Estou correto?

4 respostas

Então,

O texto está correto, todos os envolvidos no processo de construção de algo são sim responsáveis pela UX (experiência de usuário), por exemplo, um software.

O que acontece é que em muitas empresas, nós vemos o profissional UX/UI Designer, ou seja, o cara é responsável por UX ? Sim. Mas, também é responsável pelo designer ( UI ).

Quando se fala em UX, vamos além de cores e telas, poderíamos ter uma tradução de UX = Sentimento do Cliente. Nosso empresa pode fazer o melhor software, porém, em alguma etapa do processo de construção, faltou uma análise maior dos requisitos por parte do líder técnico ou gerente, isso pode causar uma experiência desconfortável ao usuário, trazendo uma má UX.

Foi só minha opinião, trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software e UX vai além do que a gente pode imaginar. E claro, tem um cara que estuda UX e saca muito, mas geralmente ele também está ligado a área de UI (user interface).

Abraços,

Oi Leandro,

É exatamente isso que o Rafael disse.

Resumidamente, podemos dizer sim que o sentimento do usuário com relação a algum serviço/produto é sim responsabilidade do time todo.

Porém, entender quem é esse usuário, facilitar gamestormings, sugerir melhorias, analisar dados, são algumas das coisas que normalmente são um pouco mais exclusivas do UX Designer.

E esse mesmo cara pode vir a ser um UI Designer. Ou seja, esse profissional vai pensar em psicologia das cores, tipografia, etc.

Acredito que o termo mais conhecido ficou como "UX Designer" pois normalmente quem pensa em ergonomia, usabilidade, peso, pensa no usuário em geral de alguma forma, é o designer.

Mas na gringa eles separam bem o estrategista UX e o designer UX. Esses dois perfis eu mostro em partes em outros cursos aqui na Alura também.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

solução!

Oi Leandro,

Tudo bom?

Rafael e Natan levantaram pontos super importantes aqui e compreendo bastante a sua dúvida. 2 anos atrás eu conheci o chamado "UX Designer" e no meu Linkedin me denomino assim também. Eu trabalhava com pesquisas, planejamentos, mas tudo relacionado sempre a agilidade que a publicidade precisava de um planner (o planejador da publicidade). Eu sempre puxava a "sardinha" para as pessoas que iriam usar um produto, e no mercado publicitário o meu "cliente primário" não eram as pessoas e sim instituições financeiras, grandes redes hoteleiras, indústria automobilística... E eu devia "favorecer" o interesse deles e por consequência o das pessoas, entende?

Então comecei a me incomodar aos poucos e procurar entender o que exatamente um cara, o tal de UX Designer fazia, para me tornar uma. Li muito as coisas do http://www.uxdesign.cc e comecei a entender que algumas coisas eu já fazia (pesquisa com usuários dos serviços das empresas que eu atendia, pesquisa de referências que em UX chama-se de Moodboard, personas que eu usava no Design Thinking e UX usa também, as jornadas do consumidor que em UX chamam de Jornada do Usuário...) e eu vi então, que não seria tãããão complicado virar 'UX Designer'. O contraponto entretanto, é justamente ser uma área normalmente ocupada por designers... Designers de profissão, ou diretores de arte de agências, diretores de criação e isso, é absolutamente normal. E eu, não era designer. Não trabalhava com interface, mas trabalhava junto com quem fazia a interface (os diretores de arte, diretores de criação) e em muitos momentos, sentava com eles e trabalhávamos juntos (eu puxando a sardinha para o que fiz em pesquisa, as referências que encontrei e o que as personas precisavam fazer em cada peça publicitária ou parte de um site, e ele puxando a sardinha em como tudo isso poderia gerar algo mais bonito, algo que agradaria mais as pessoas quando vissem a peça/site e como tudo deveria estar com a tipografia correta, as cores seguindo o guideline da marca, ou seja a harmonia visual - e tudo isso é algo de UI - era o que esse profissional se atentava) e esse trabalho, quando feito por alguém que pensava nesses pontos do "usuário" e o cara que escutava isso e traduzia tudo isso em algo visual, trazia resultados muito melhores.

Citei acima a minha rotina antiga de trabalha, para você perceber que eu poderia fazer meu trabalho sozinha e o designer/diretor de arte também, mas ao ter alguém puxando a sardinha pro usuário, separando um pouco os trabalhos e unindo os mesmos no momento certo, o trabalho tinha melhores resultados.

Tenho pra mim, que os Designers sempre pensaram nos pontos que os UX Designers e os UI Designers pensam, mas com o acúmulo de tarefas, criou-se a oportunidade de um "nicho" da profissão do Designer fosse criada e então cada um conseguisse pegar "um ponto do processo" de Design (e é bem isso que o Don Norman fala). É sim de suma importância todo profissional ter um "Q" de UX Designer, mas não é todo projeto conseguimos parar e pensar em tantos pontos que o UX Designer consegue se atentar tendo "apenas" esses atributos em sua rotina para fazer.

Obviamente essa é a minha opinião, dentro do que vivi, li, aprendi e trabalho. Espero ter ajudado minimamente no seu questionamento e caso não, deixe-me saber e podemos continuar com essa e outras conversas.

PS: tem um texto que acredito que vale a leitura, dá uma olhada nesse link aqui " https://brasil.uxdesign.cc/ux-ou-ui-4c0a1bcb4b83#.1xnsla9bm ".

Abraço e boas festas :)

Obrigado Rafael e Natan, seus comentários me ajudaram a entender melhor esse campo que, para mim, antes era um grande mistério.

Obrigado também Priscila, que dedicou bastante tempo com esse texto bem esclarecedor, com links que já estou acessando!