Entender nossas motivações é como fazer uma faxina na mente. Primeiro, é importante reservar um tempo para refletir sobre o que estamos sentindo e por quê. Um bom começo é manter um diário emocional, anotando nossas emoções do dia, o que as desencadeou e como você reagiu. Isso ajuda a identificar padrões e gatilhos sobre nossas reações e comportamentos.
Outra dica é fazer perguntas a mim mesmo. Quando sinto uma emoção forte, pergunto: "Por que estou sentindo isso? O que realmente está me incomodando?" Muitas vezes, a resposta não é óbvia à primeira vista, mas com prática, fica mais fácil.
Conversar com alguém de confiança também é útil. Às vezes, outra pessoa pode oferecer uma perspectiva que você não tinha considerado. Além disso, praticar a meditação ou mindfulness pode ajudar a ficar mais presente e consciente das suas emoções.
Devemos lembrar que gentileza gera gentileza. E preciso ser gentil comigo mesmo durante esse processo.
Não devemos nos julgar e sim entender de onde esses sentimentos. Com o tempo, essa prática de autoanálise se torna mais natural e começamos a agir de maneira mais consciente e adaptativa, lidando melhor com as situações do dia a dia.