Eu poderia dizer que ele funciona na camada da memória RAM, ao invés de funcionar no HD?
Eu poderia dizer que ele funciona na camada da memória RAM, ao invés de funcionar no HD?
Oi, Diego!! Tudo certo?
Desde já, peço desculpas pela demora em te responder.
Isso mesmo! Um Database in-memory é um banco de dados que opera principalmente na memória RAM (memória de acesso aleatório), ao invés de utilizar o HD (disco rígido) como meio de armazenamento. Essa abordagem tem como objetivo principal melhorar o desempenho e a velocidade de acesso aos dados, uma vez que a memória RAM é significativamente mais rápida do que o disco rígido.
Quando um banco de dados tradicional armazena seus dados em um HD, toda vez que uma consulta é feita ou uma atualização é realizada, é necessário ler ou escrever dados fisicamente. Isso pode levar algum tempo, especialmente quando há uma grande quantidade de dados envolvidos. Por outro lado, um banco de dados in-memory carrega os dados diretamente na memória RAM, eliminando a necessidade de operações de leitura e gravação em disco durante a maioria das operações.
O H2, como você mencionou, utiliza dessa tecnologia, assim como Redis e Aerospike. Geralmente, as utilizações envolvem internet das coisas, jogos, comércio eletrônico, aplicações em tempo real e projetos geoespaciais — que necessitam, sobretudo, de velocidade e qualidade, características que a memória RAM pode fornecer!
Diego, espero que tenha ficado mais claro! Fico à disposição em caso de dúvidas.
Abraços!