3
respostas

Elementos do destaques e resoluções do @media no responsivo

Sobre media eu realmente fiquei sem entender o motivo de ter retirado os elementos do arquivo principal do destaques.css e ter colocado apenas no responsivo uma vez que ele irá funcionar apenas para dispositivos menores, não fez sentido para mim.

Seguindo essa linha de raciocínio, pego o exemplo dado na aula:

@media screen and (min-width: 0) {
/*celulares*/
  .cabecalho {
    background: yellow;
  }
}

@media screen and (min-width: 768px) {
/*tablets*/
  .cabecalho {
    background: black;
  }
}

@media screen and (min-width: 992px) {
/*desktops antigos*/
  .cabecalho {
    background: blue;
  }
}

@media screen and (min-width: 1200px) {
/*desktops novos e tvs*/
  .cabecalho {
    background: red;
  }
}

Uma vez explicitado isso, o que foi feito, no caso, foi retirado do destaques.css do .destaques__principal o elemento grid-column: 1 / 4 e criado o elemento dentro do @media de 768px o grid-column: 1 / 4 de .destaques__principal e do @media 0 o grid-column: 1 / 5 de .destaques__principalno arquivo responsivo.css. Ora, mas aí que não faz sentido, pois uma vez que foi retirado de lá do arquivo de destaques, lá funcionaria para telas normais, e já para esse media, funciona apenas para media abaixo de 768px, tablets, seguindo a mesma lógica das cores. Assim tbm, foi seguido e tirado todos os grids dos .destaques__secundario:nth-child e colocado no media de 768px e 0, por quê? Na minha cabeça não fez sentido fazer isso e também não sei como funcionou, pois novamente pela lógica das cores, teria que funcionar apenas para resoluçõpes menores ou iguais a 768px, já que acima disso não tinha mais nada definido. O que faria sentido pra mim seria deixar os grids de destaques lá no arquivo de destaques e ir trabalhando com as resoluções de visualização que se queira alcançar nas outras. Podem me tirar essa dúvida?

3 respostas

Fala ai Fagner, tudo bem? A ideia é ter um arquivo central com as regras de responsividade, por isso os trechos que precisam ser responsivos foram isolados nesse arquivo.

Sobre o funcionamento, repare que tem varias @media definidas, cada uma delas será aplicada para determinadas condições.

Não necessariamente apenas as do 768px serão aplicadas, no arquivo tem várias definições para diferentes tamanhos de telas.

Espero ter ajudado.

Olá Matheus, tudo jóia.

Bom, no vídeo em que explicou sobre a responsividade e exemplificando as cores, realmente me deixou em dúvida, no caso o que foi explicado no vídeo é que para cada media que for designado ele entrará naquele contexto e será aplicado o que tiver alí naquele media, e no esquema das cores em que vc exemplifica e vai diminuindo ao que fica entendido é que para cada media que for definido ele aplicará as regras e se for diminuindo ele aplicará o do próximo menor, ou seja, sempre aplicará do menor, então o min-width: 768px por exemplo vai até 768px que é o mínimo, depois vem o próximo e aí por diante. Dae quando vai diminuindo na questão das cores ele vai vai para o próximo menor e aplica as regras pois o próximo menor vai até aquela quantidade de pixels.

Mas, no entanto foi feito retirando elementos e daí não fez sentido, porque ele então não vai até aquela quantidade de pixels definida no min. Isso que fiquei sem entender.

Fala Fagner, sim, foi retirando os elementos para ajustar o que é mostrado no mobile, isso porque a gente não precisa mostrar tudo e sim apenas a parte de destaques.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software