Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Edição do Formulário DMAIC

Olá, na empresa onde trabalho estou com um projeto de melhoria que visa aumentar a comunicação de Melhorias no Processo que os funcionários fazem para que as outras áreas possam replicar ou ter suas próprias idéias. Minha dúvida é: na aba Definição eu posso mudar as peguntas chaves? Pois não temos uma frequências para isso e nem um Índice de controle para esse campo.

2 respostas
solução!

João, tudo bem? Sugestão, seguir o modelo. A questão da frequência, mesmo que você não veja pontualmente, é importante ser medida de alguma forma. Mesmo que depois de um tempo a conclusão seja que isso não acontece. Mas a resposta é sim, você pode mudar as perguntas chaves.

Gosto do conceito do Shu Ha Ri, que aprendi no Scrum:

Shu - “aprender”, “seguir”

Adquirir um novo skill requer certa disciplina para que os conceitos sejam absorvidos, portanto é esperado que o aprendiz siga os movimentos do seu mestre, sem questionar ou buscar entender o que tem por trás de cada um deles, até que todos os movimentos se tornem naturais. O aprendiz deve confiar plenamente em seu mestre nesse momento, uma vez vai seguí-lo cegamente. Nas artes marciais, essa etapa se estende até a faixa preta.

Ha - “refletir”, “colecionar”

Com uma série de técnicas e aprendizados na bagagem, o aprendiz segue sua jornada com os movimentos que aprendeu, mas uma vez que não precisa mais pensar sobre os fundamentos, é hora de entender os “porquês”, refletir sobre cada movimento e a relação entre eles.

Ri - “ser”, “definir”

Momento de transcender, atingir a plenitude, se tornar o mestre. O aprendizado vem do autoconhecimento e prática e não mais de outros mestres. Fase onde as adaptações e invenções de novas técnicas são criadas

Para saber mais:

Caso isso responda a sua pergunta, por favor, marcar como solução. Assim ela sai da lista de questões sem solução da Alura. Mas só se vc quiser :-)

Ronald, tenho certeza de que da maneira que é apresentado o DMAIC é a melhor maneira, além do tempo que ela levou para ser desenvolvida ela nos fornece todas as respostas de que precisamos.

No caso do meu projeto, na empresa não temos dados consolidados que eu possa utilizar, irei fazer uma pesquisa de campo para adequar o projeto ao formulário. Irei começar com um local pequeno e se der certo vou expandir para as outras áreas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software