Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Economia de memória?

Sobre o cast ... temos duas variáveis declaradas como inteiras, ocupando menos espaço de memória do que duas double e uma variável para receber o resultado do tipo double. Com o cast do calculo temos o resultado double feito por duas variáveis inteiras. Esse caso ocupa menos espaço em memória do que se eu houvesse declarado três variáveis do tipo double e feito o mesmo cálculo?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Gabriel,

por um lado, o mais provável é que o cast crie duas variáveis temporárias internas que são double, faça o cast e depois a conta.

Deste modo, declarar dois inteiros desperdiçaria 64bit se você vai sempre usá-los como double.

Porém, o compilador de C (o gcc) é muito esperto. Não sei dizer o que ele faz, mas tenho quase certeza que ele vai optimizar as duas opções (talvez até do mesmo jeito) e faz a melhor escolha.

Além disso, não vai ser 64bits que vão mudar o seu consumo de memória, não se preocupe.

Abraços, Victor.

Obrigado Victor! Vou ler com mais calma sua resposta e pesquisar mais! É só uma curiosidade da raiz do funcionamento pois acredito que a informação agrega e será diferencial no meu futuro profissional :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software