quando clico em path não abre várias opções, aparece apenas uma que é diferente da mostrada no manual.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
quando clico em path não abre várias opções, aparece apenas uma que é diferente da mostrada no manual.
Olá, Emanuele. Como vai?
Seja muito bem-vinda ao fórum e parabéns pelo seu primeiro post!
Não se preocupe, o seu computador não está com nenhum defeito. Esse comportamento é super comum e acontece por conta de uma pequena diferença visual entre as versões do Windows.
No manual do curso, o instrutor provavelmente está usando uma versão mais recente (como o Windows 10 ou 11), onde ao clicar em "Path" e depois em "Editar", abre-se uma janela moderna com as opções listadas em linhas verticais organizadas.
Se para você apareceu apenas uma linha de texto comprida, horizontal e contínua, significa que o seu sistema abriu a tela clássica de variáveis de ambiente.
Nessa janela antiga, o Windows mostra todos os caminhos de pastas juntos, separados apenas por um caractere de ponto e vírgula (;).
Para adicionar o caminho do seu compilador GCC (geralmente a pasta bin do MinGW) sem estragar o que já está lá dentro, você só precisa seguir esta Regra de Ouro:
; (ele serve para avisar ao Windows que um caminho terminou e outro vai começar)....;C:\MinGW\bin⚠️ Atenção: Tome muito cuidado para não apagar ou alterar o texto que já veio escrito nessa linha! Se você apagar o que estava lá por engano, outros programas do seu computador podem parar de funcionar.
Depois de salvar tudo e fechar as janelas, vamos testar se o Windows aprendeu onde o seu GCC está escondido:
gcc --version
Se o terminal responder mostrando o número da versão do GCC, o seu Path foi configurado com sucesso e você já pode começar a programar em C! Se der o erro "comando não encontrado", feche o CMD, revise o ponto e vírgula na linha e tente novamente.
Faça esse teste por aí e me conte se você conseguiu avançar!
" %USERPROFILE%\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps" é isso que aparece quando abro. Poderia me explicar mais detalhadamente como eu prossigo?