quando clico em path não abre várias opções, aparece apenas uma que é diferente da mostrada no manual.
quando clico em path não abre várias opções, aparece apenas uma que é diferente da mostrada no manual.
Olá, Emanuele. Como vai?
Seja muito bem-vinda ao fórum e parabéns pelo seu primeiro post!
Não se preocupe, o seu computador não está com nenhum defeito. Esse comportamento é super comum e acontece por conta de uma pequena diferença visual entre as versões do Windows.
No manual do curso, o instrutor provavelmente está usando uma versão mais recente (como o Windows 10 ou 11), onde ao clicar em "Path" e depois em "Editar", abre-se uma janela moderna com as opções listadas em linhas verticais organizadas.
Se para você apareceu apenas uma linha de texto comprida, horizontal e contínua, significa que o seu sistema abriu a tela clássica de variáveis de ambiente.
Nessa janela antiga, o Windows mostra todos os caminhos de pastas juntos, separados apenas por um caractere de ponto e vírgula (;).
Para adicionar o caminho do seu compilador GCC (geralmente a pasta bin do MinGW) sem estragar o que já está lá dentro, você só precisa seguir esta Regra de Ouro:
; (ele serve para avisar ao Windows que um caminho terminou e outro vai começar)....;C:\MinGW\bin⚠️ Atenção: Tome muito cuidado para não apagar ou alterar o texto que já veio escrito nessa linha! Se você apagar o que estava lá por engano, outros programas do seu computador podem parar de funcionar.
Depois de salvar tudo e fechar as janelas, vamos testar se o Windows aprendeu onde o seu GCC está escondido:
gcc --version
Se o terminal responder mostrando o número da versão do GCC, o seu Path foi configurado com sucesso e você já pode começar a programar em C! Se der o erro "comando não encontrado", feche o CMD, revise o ponto e vírgula na linha e tente novamente.
Faça esse teste por aí e me conte se você conseguiu avançar!
" %USERPROFILE%\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps" é isso que aparece quando abro. Poderia me explicar mais detalhadamente como eu prossigo?