Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

E se caso não existissem mais os primitivos?

Nessa videoaula, o professor Nico cita pela segunda vez que talvez os primitivos sejam excluídos da linguagem Java no futuro. Mas caso isso aconteça, como ficaria as atribuições de tipos de variáveis/atributos? O Java viraria uma linguagem fracamente tipada? Onde não é preciso declarar o tipo da variável.

2 respostas

No caso dessa aula, o que o professor quis dizer é que talvez as variáveis primitivas sejam retiradas do Java, para que sejam utilizadas somente as classes wrappers, como ele ensinou. Isso ocorre pois o resultado de utilizar uma classe wrapper e um tipo primitivo ficam mais semelhantes conforme a diferença de performance entre eles se torna mais insignificante.

Em relação à questão do Java se tornar uma linguagem de tipagem fraca, pessoalmente, eu acredito que não vai acontecer. Existe em versões superiores ao Java 8 (se não me engano), a possibilidade de você não deixar de forma explícita o tipo de variáveis locais, utilizando o "var". Isso era um fator que poderia deixar o entendimento do código extremamente complexo quando falamos de projetos mais antigos, onde existiam métodos com 10/20 mil linhas de código, entretanto, a tendência é que os métodos sejam cada vez mais simples, diminuindo esse impacto. Eu, porém, vejo a característica de tipagem do Java como um de seus pontos fortes, e acredito que não vai deixar de existir.

solução!

Apenas respondendo a pergunta de forma mais direta: O professor não quis dizer que as variáveis vão deixar de ser tipadas, mas sim, que passarão a ser tipadas utilizando os wrappers, ao invés dos tipos primitivos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software