Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

É possível uma equipe ágil ter um aspecto hibrido em relação ao tipo?

É possível uma equipe de organização ágil ter aspectos do tipo de equipe de funcionalidade e de componente? Vamos supor que eu tenha 10 desenvolvedores na minha equipe e quero focar dois deles no tipo de componente com a finalidade de aperfeiçoar/criar componentes e oito para desenvolvimento ponta a ponta. Usando com exemplo uma equipe que desenvolva um software novo. É identificado que existem códigos/recursos que se repetem em várias funcionalidades e separar dois recursos para criar/aperfeiçoar essa parte/componente que será utilizado por todos os desenvolvedores durante todo o processo de desenvolvimento - supõe que seja uma aplicação NodeJS e Angular, duas pessoas responsáveis para criar e aperfeiçoar componentes e soluções comuns da aplicação. Isso é viável? Quais seriam os riscos e benefícios (caso exista)?

1 resposta

Caro Adriano,

Obrigado pela sua postagem!

As estruturas híbridas como a citada por você são viáveis e bem comuns nos mercados de trabalho.

Isto que você citou é chamado por muitos de "gerenciamento evolutivo" é um dos conceitos centrais previstos no "método agil" kanban, onde dentre diversas possibilidades de organização do processo de gestão, você pode montar um quadro de delegação de tarefas e ciclos produtivos organizados por funções das pessoas nos projetos.

O benefício central é podermos extrair ao máximo as competências das pessoas baseado nas fortalezas das mesmas, em prol do produto a ser gerado.

O risco central aqui é gerarmos ociosidade de membros da equipe em alguns momentos esperando inputs de outros profissionais, pois as entregas das partes não serão feitas na mesma velocidade.

Bons estudos!