Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

É possível uma equipe ágil ter um aspecto hibrido em relação ao tipo?

É possível uma equipe de organização ágil ter aspectos do tipo de equipe de funcionalidade e de componente? Vamos supor que eu tenha 10 desenvolvedores na minha equipe e quero focar dois deles no tipo de componente com a finalidade de aperfeiçoar/criar componentes e oito para desenvolvimento ponta a ponta. Usando com exemplo uma equipe que desenvolva um software novo. É identificado que existem códigos/recursos que se repetem em várias funcionalidades e separar dois recursos para criar/aperfeiçoar essa parte/componente que será utilizado por todos os desenvolvedores durante todo o processo de desenvolvimento - supõe que seja uma aplicação NodeJS e Angular, duas pessoas responsáveis para criar e aperfeiçoar componentes e soluções comuns da aplicação. Isso é viável? Quais seriam os riscos e benefícios (caso exista)?

1 resposta
solução!

Caro Adriano,

Obrigado pela sua postagem!

As estruturas híbridas como a citada por você são viáveis e bem comuns nos mercados de trabalho.

Isto que você citou é chamado por muitos de "gerenciamento evolutivo" é um dos conceitos centrais previstos no "método agil" kanban, onde dentre diversas possibilidades de organização do processo de gestão, você pode montar um quadro de delegação de tarefas e ciclos produtivos organizados por funções das pessoas nos projetos.

O benefício central é podermos extrair ao máximo as competências das pessoas baseado nas fortalezas das mesmas, em prol do produto a ser gerado.

O risco central aqui é gerarmos ociosidade de membros da equipe em alguns momentos esperando inputs de outros profissionais, pois as entregas das partes não serão feitas na mesma velocidade.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software