1
resposta

É impaciência mesmo?

Após acompanhar o caso do Maurício de impaciência, e me colocar na situação dele, me vem uma dúvida que até acontece comigo às vezes. Não definiria como impaciência mas sim a efetividade e resultado. às vezes ao delegar você espera que a tarefa seja executada em determinado período de tempo o que muitas vezes não acontece. Me dá agonia essa espera. Ou seria impaciência?

1 resposta

Oi Victor,

Ótima questão.

Acredito que nesse caso vale mais a pena tentarmos entender o que sentimos e depois atribuir um nome a ele.

Eu também já passei por isso, mas me lembro que um amigo passa por algo semelhante. Ele é líder de duas profissionais e ficava inconformado (bem parecido com impaciente e agoniado) porque ele delegava tarefas para essas duas pessoas, que ele levava menos de 1 hora para resolver, enquanto elas levam mais de 4, 5... E isso o deixava bem incomodado, porque ele entende que é importante delegar, porque assim elas podem aprender como fazer, mas ficava bem insatisfeito com o tempo de execução.

No caso dele, pelo que me contou, foi importante explicar para essas pessoas que o trabalho não requer investimento de muito tempo e que conforme elas fizessem, iam se familiarizar mais com o processo e que a expectativa era que em pouco tempo, elas dominassem o processo para fazer rapidamente, com muita atencao para evitar retrabalho.

Hoje em dia elas deram uma acelerada, mas algumas vezes ele ainda fica incomodado com o tempo, porque sempre pensa ˜eu faço isso táo rapidamente, porque elas nao?˜

Talvez a resposta seja essa: porque cada um tem o seu tempo para aprender e fazer as coisas.

Então, minha sugestao nesse caso é avaliar:

  • A pessoa foi orientada adequadamente?
  • Ela está ciente sobre a expectativa que a tarefa implica?
  • O quanto delegar tarefas impactam negativamente no meu trabalho?

Não sei sei ajudei, mas fico à disposição para falarmos mais sobre o assunto. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software