Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

É ético fazer avaliação de performance individual dos membros do time?

Sei bem que o Scrum Master pode atuar em indicadores que relatem a performance do Time como um todo. Porém, é correto fornecer dados, informações e relatórios à lideranças da organização para viabilizar a realização de avaliação de performance individual de cada membro do time?

3 respostas
solução!

Oi Hugo, tudo bem?

Olha, tudo o que se refere a questões éticas, para mim, são assuntos bem sensíveis, portanto darei a minha visão, ainda que não conheça o contexto a fundo.

Segundo o que vivencio trabalhando com o Scrum, os desenvolvedores se auto organizam e gerenciam, não vejo espaço para microgerenciamentos. O PO é responsável pelas demandas e o Scrum Master é a figura responsável por acompanhar esse trabalho, principalmente quando falamos em tirar as travas que surgem durante o dia a dia. Partindo dessa premissa, não vejo espaço para essa captação de informações individuais sobre performance.

Acredito que o ideal seja a organização se apropriar de outros mecanismos para tal. Envolver outras áreas, como a de pessoas por exemplo, para determinar quais critérios serão avaliados, implementar rodadas de feedbacks, como o 1x1 por exemplo.

Eu não misturaria as coisas, são grandezas diferentes. As entregas das sprints pode ser um critério de avaliação do time como um todo, pois é o que o Scrum determina.

Faz sentido?

Muito obrigado pelo feedback Priscila. Para mim faz muito sentido, resta agora convencer as lideranças organizacional : ).

Espero que dê tudo certo, Hugo.

Qualquer coisa, estou por aqui. =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software