Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvidas sobre o curso em geral

Vamos lá 1- Tenho feito o curso do Alura, sobre Identidade Visual, e uma coisa que não explica direito é sobre a diferença entre logotipo e identidade visual. Tipo quando eu for fazer uma logo, a cor, faz parte da identidade visual também? Porque tipo, o curso divide em dois, sobre criar uma logo e fazer a identidade visual em si, e só no segundo curso que é colocado a cor na logo. 2- A identidade visual, é tipo, as cores, as fontes e o layout das coisas né? Tipo dos post, capas, e interfaces né? 3- Quando eu for fazer uma identidade visual, sempre será um pacote né? Tipo, interface de site, interface de um aplicativo pra celular, fotos de perfil para redes sociais e etc? Ai o povo faz como se fosse um pacote, ou faz um de cada? 4- Quando alguém me pedir para fazer um logotipo para ele, levando em conta que sou iniciante, quanto eu devo cobrar? Porque eu fui ver em sites de designer, e vídeos sobre cobrança, e eu achei os preços muito voláteis, e muitas vezes altos, vi um vídeo que falava que quem está iniciando o preço devia ser 1000 reais para fazer um logotipo, isso não é muito alto? 5- Qual o tempo mínimo para fazer uma logo? Porque eu vi pessoas falando que seria de 4 a 8 semanas, quanto tempo de trabalho em horas mais ou menos os designeres levam pra fazer uma logo, contando as pequisas e tudo mais? 6- Se o cliente pedi para eu fazer uma logo, mas ele pedi em um prazo apertado, como por exemplo 3 semanas, isso é pouco tempo, devo cobrar pelo por causa do prazo curto? Como funciona esse tipo de coisa? 7- Quando um cliente pedir para fazer uma logo, é importante que eu tenha feito um contrato para nós dois assinarmos? E eu já vi que é importante pedir metade do dinheiro estipulado para iniciar o trabalho, isso é verdade? Como isso funciona? 8- Quando eu faço a identidade visual, isso já leva em conta o manual de comunicação? Ou não, se quiser o cliente pede e eu cobro a mais por isso? Acho que é só isso por enquanto :)

2 respostas
solução!

Opa, fala Fabio! Vamos lá:

1- Logo e Cores A identidade visual vai além do logo. Você pode falar também em sistema de identidade visual: é o que conjuga e organiza todos os elementos visuais que compõe a identidade da maca. No primeiro curso focamos no desenho do logo; deixamos o restante dos elementos da identidade visual para o segundo curso. Como a cor é um assunto que abordamos um pouco mais demoradamente (e você pode dar uma conferida no nosso curso de Cores para Designers para se aprofundar), resolvi deixar essa escolha para o segundo bloco. Trate tudo como o mesmo processo.

2- Elementos de Id Visual Esses que você falou são elementos de identidade visual. Identidade visual é como a marca conjuga tudo isso junto para ser percebida, para se comunicar, etc.

3- Abrangência de Contrato No mercado o ideal é criar o projeto de identidade visual completo, da pesquisa à entrega do manual e assets, mas é um projeto mais caro e muitas empresas acabam pedindo para fazer o trabalho aos poucos. O mais comum é optar por contratar a criação de um logo, mas sem o trabalho completo de identidade visual nem manual de marca, aplicações, etc.

4- Quanto cobrar? A realidade é que o preço é volátil mesmo: você vai encontrar demandas de todos os tamanhos para marcas que dispõem de mais recursos e que não têm tanta capacidade de investimento assim. Para ser sincero, isso vai depender muito de como você vai se posicionar no mercado.

Tem gente que pode pegar muitos projetos pequenos e mais rápidos, que não pagam muito, para fazer dinheiro no volume. Há profissionais que trabalharão em projetos maiores. Há ainda estúdios que podem trabalhar das duas formas. O normal é que conforme você entra no mercado, poderá explorar que tipo de projeto funciona melhor pra você.

No início eu recomendo que você pense primeiramente em você. Quanto você vai cobrar. De onde você trabalha? Quanto é seu custo? Você usa gás, luz, água, aluguel do espaço (mesmo que seja sua casa), utiliza assinaturas de softwares, seu equipamento deteriora, você tem sua alimentação e tudo mais. Sabendo quanto você gasta por mês, descubra quanto você gasta por hora. É seu custo-hora. A partir dele você pode pensar numa margem de lucro que você deseja para entender seu preço/hora.

Isso te dá uma margem para ir ao mercado e entender melhor os preços, com algum jogo de cintura, sabendo que não é saudável jamais cobrar menos que seu custo/hora. Calcule o tempo que você vai precisar para um projeto, precifique de acordo com seu preço/hora e considere as flutuações naturais do mercado e do tamanho da empresa.

Com o tempo seu preço vai se ajustando: ou aumentando porque a demanda está crescendo e você começa a pegar os projetos mais caros em detrimento dos mais baratos, ou diminuindo caso você não consiga fechar contratos porque sempre tem alguém que entrega algo no mesmo nível que você, só que com preço menor. Tem que meter a cara mesmo.

5- Tempo Estimado para o Trabalho Isso é muito pessoal, cara. E situacional também. Com o tempo aprendemos a estimar o tempo mínimo que precisamos pra desenvolver algo, mas a criatividade não deixa de ser um músculo e quanto mais você trabalha, mais eficiente você fica e, dependendo do projeto, seu tempo vai até diminuindo. De forma geral, quanto mais bagagem e referências à mão, melhor você vai desempenhar.

6- Prazo É bom você pensar que há um mínimo de tempo que você precisa. Topar fazer em menos tempo do que você precisa é furada porque, no fim das contas, os eventuais retrabalhos e ajustes tendem a tornar o trabalho mais confuso, sendo mais rápido respeitar seus limites. É importante que você leve sempre em conta também horas de descanso e uma folguinha pro projeto.

Caso o prazo que o cliente pede vá fazer você abrir mão de horas de descanso ou de alguma folga no projeto, ou mesmo trocar a ordem dos freelas na sua agenda, você pode incluir aí um adicional de urgência sim de uns 20%.

7- Contrato

Há modelos de contrato na internet versão sobre direitos autorais, preços, entrega, etc. Normalmente e-mails trocados com os clientes servem como prova em casos de litígio, mas um contrato organiza e estabelece melhor as coisas, o que te dá mais segurança.

8 - Sinal

Pedir sinal é uma prática comum no mercado. Ele costuma variar de 10 a 50% do valor. Ele é um pagamento mínimo para que você comece os trabalhos. Caso o projeto final não seja aprovado, apesar de todo o processo e o trabalho ter sido comprado, o sinal costuma pagar o que você trabalhou no até a entrega.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Obg ajudou muito :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software