3
respostas

Dúvidas sobre Educação

Boa tarde, Atualmente não trabalho com programação, embora esteja me dedicando muito para tal. Atualmente ainda estou conhecendo este mercado tão imenso. Como é um mundo tão imenso e tão contagiante resolvi a quase 2 anos atrás realizar uma graduação. Na realidade hoje são duas, Análise e desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia de Informação, respectivamente. Ambas curso na Estácio de Sá, e por motivos de tempo, devido ao meu trabalho e deslocamento, realizo como EAD (Ensino a distância). Inicialmente em minha cabeça tenho como objetivo concluir tais graduações e ingressar em Sistemas de Informação, afinal quase cortaria todas as disciplinas deste curso, visto já ter realizado outros dois e levar mais uma graduação de brinde. Enfim, todos estes cursos não são de nível bacharel, porém tecnólogos. Gostaria de saber qual impacto esse título possui no mercado internacional. Seria possível me aplicar a um mestrado internacional com estas graduações, não sendo bacharel? Já falo inglês, espanhol além de intermediariamente francês. hoje em dia estudando alemão e italiano. Isso pode influenciar neste ramo, ou só o inglês basta? Enfim... Obrigado.

3 respostas

Oi Nick, tudo bem?

Recomendo que ouça esse episódio aqui do NerdTech para te dar um overview sobre algumas das suas questões.

Lembro que eles dizem aí que em certos países um bacharel equivale há aproximadamente 12 anos de trabalho na área. Surreal, né?

Espero ter ajudado,

Abcs!

Ola Natan, tudo bem?

Já havia assistido esse NerdTech, inclusive achei muito interessante. Embora sejam muito válida as informações que eles passaram, no meu caso se trata de uma situação diferenciada, afinal mencionam pessoas que possuem um bacharel ou caso não o possuam cabe o tempo de serviço dos programadores. Enfim, aqui no Brasil temos esta denominação de "graduação tecnológica", e há poucos dias descobri que este grau de instrução em alguns países seria considerado uma "associate degree" , o que não passa de uma graduação mais curta com intenção de ampliá-la com um bacharel e agilizando quanto ao corte de disciplinas. Porém em nosso país, talvez não seja essa atribuição correta, afinal ela não se comporta como processo "meio", não obstante "fim".

Minha dúvida persiste a medida que não sei como me declarar profissionalmente no futuro, visto que independente do que faça, mesmo sendo muito bom em programação,surge a dúvida de como será minha entrada no mercado, afinal estou realizando uma graduação que talvez não seja bem vista, ou nem se aplique profissionalmente no exterior.

Enfim... tentando descobrir como tornar meu currículo mais robusto e competitivo; lógico, associando a uma programação bem fluente e sólida em minha mente. Obrigado,

Oi Nick,

infelizmente, com cursos no estilo tecnólogo, dificilmente você vai conseguir emendar uma pós no exterior, exatamente por esses cursos serem mais... brasileiros.

Fiquei aqui com uma dúvida com relação ao tal mestrado no exterior: tive a impressão de que você pretende fazer o mestrado para, aí sim, ingressar no mercado de trabalho.

Se esse for o pensamento, aconselho fortemente a repensá-lo. Em TI, quando contratamos, a experiência prática em projetos e em trabalho em times é muito mais importante do que esses títulos -- a menos que você queira seguir uma carreira mais acadêmica, de fato.

Conseguir um emprego e evoluir nele, buscando sempre o aprendizado de novas e melhores técnicas, ferramentas e afins vai te levar muito mais longe do que um mestrado na melhor universidade poderia fazer. Muitos dos desenvolvedores que eu mais admiro não têm um diploma de 3o grau, mas são excelentes por estudarem a fundo o que quer que estejam usando nos desafios que encontram no trabalho, ou em seus projetos pessoais. ;-)

[]s, Ceci

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software