Estou iniciando meus estudos em Desenvolvimento e tenho algumas dúvidas de iniciante, se alguém puder ajudar, ficarei muito grato.
Entendo bem pouco sobre as áreas do desenvolvimento (front, back, dados, mobile, games, etc), tenho uma ligeira noção do que cada uma delas faz, mas não tenho nenhuma experiência a fundo...
Acredito (até este momento) que gosto mais de mobile do que front-end ou back-end... Por isto, pretendo estudar mais mobile. Achei maneiro demais programar alí na IDE e ver o smartphone já mudando na hora o que estou fazendo, configurando os botões (formatos, cores, tamanhos, etc), inserindo novas telas, clicando em um botão e abrindo outra tela... Achei top demais!
Minha dúvidas sobre isto são:
- Estudo direto mobile, antes mesmo de alguma linguagem (ex.: java, kotlin, javascript, etc) ?
- Ou, estudo primeiro uma linguagem (ex.: java ou kotlin) para depois começar a estudar mobile em si, porque será necessária a linguagem para conseguir programar em mobile de fato ?
- Recomendam começar por android (porque talvez fosse mais fácil para iniciante), ou ir direto pra ios, ou flutter ?
- Vi um vídeo aqui na Alura dizendo que quem programa em android o aplicativo só roda em android... Qual a lógica então em programar apenas para android ? Por que depois terá que refazer o mesmo trabalho (de programar) para rodar no ios. Por que não programar logo na linguagem ou plataforma (não sei qual o certo a se chamar) que roda nos dois sistemas operacionais ? Desta forma, vejo que é um trabalho só, ao invés de dois trabalhos.
Acredito que minhas dúvidas iniciais seriam estas, mas se alguém tiver recomendações ou dicas, ficarei muito agradecido.
Tks.