1
resposta

Dúvidas sobre desenvolvimento mobile

Estou iniciando meus estudos em Desenvolvimento e tenho algumas dúvidas de iniciante, se alguém puder ajudar, ficarei muito grato.

Entendo bem pouco sobre as áreas do desenvolvimento (front, back, dados, mobile, games, etc), tenho uma ligeira noção do que cada uma delas faz, mas não tenho nenhuma experiência a fundo...

Acredito (até este momento) que gosto mais de mobile do que front-end ou back-end... Por isto, pretendo estudar mais mobile. Achei maneiro demais programar alí na IDE e ver o smartphone já mudando na hora o que estou fazendo, configurando os botões (formatos, cores, tamanhos, etc), inserindo novas telas, clicando em um botão e abrindo outra tela... Achei top demais!

Minha dúvidas sobre isto são:

- Estudo direto mobile, antes mesmo de alguma linguagem (ex.: java, kotlin, javascript, etc) ?

- Ou, estudo primeiro uma linguagem (ex.: java ou kotlin) para depois começar a estudar mobile em si, porque será necessária a linguagem para conseguir programar em mobile de fato ?

- Recomendam começar por android (porque talvez fosse mais fácil para iniciante), ou ir direto pra ios, ou flutter ?

- Vi um vídeo aqui na Alura dizendo que quem programa em android o aplicativo só roda em android... Qual a lógica então em programar apenas para android ? Por que depois terá que refazer o mesmo trabalho (de programar) para rodar no ios. Por que não programar logo na linguagem ou plataforma (não sei qual o certo a se chamar) que roda nos dois sistemas operacionais ? Desta forma, vejo que é um trabalho só, ao invés de dois trabalhos.

Acredito que minhas dúvidas iniciais seriam estas, mas se alguém tiver recomendações ou dicas, ficarei muito agradecido.

Tks.

1 resposta

Olá, Rafael! Tudo bem?

É super normal ter essas dúvidas no início, e estou aqui para tentar ajudar!

1. Estudo direto mobile ou uma linguagem antes? vÉ importante ter uma base em uma linguagem de programação antes de mergulhar no desenvolvimento mobile. Para Android, por exemplo, Java e Kotlin são as linguagens mais usadas. Ter uma compreensão sólida de uma dessas linguagens vai te ajudar muito quando começar a desenvolver aplicativos.

2. Começar por Android, iOS ou Flutter? Android é uma boa escolha para iniciantes, especialmente se você já tem algum interesse ou familiaridade com o sistema. Kotlin é a linguagem oficial para Android e é bastante amigável para iniciantes. Se você está pensando em algo que funcione para ambos os sistemas (Android e iOS), Flutter é uma excelente opção. Ele usa Dart como linguagem e permite criar aplicativos para ambas as plataformas com um único código.

3. Por que programar apenas para Android? Programar diretamente para Android ou iOS pode ser bem vantajoso se você quiser explorar ao máximo os recursos específicos de cada plataforma. Além disso, o mercado de trabalho pode ter demandas específicas para desenvolvedores Android ou iOS. No entanto, se o seu objetivo é alcançar ambos os públicos com menos esforço, tecnologias como Flutter ou React Native são ótimas opções, pois permitem criar aplicativos que rodam em ambas as plataformas.

Cada caminho tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende dos seus objetivos e interesses. Se você gosta da ideia de criar para ambas as plataformas ao mesmo tempo, Flutter pode ser uma escolha interessante para você.

Para te guiar melhor, temos trilhas que podem te auxiliar a saber por onde começar, tanto em Flutter como Android e IOS. Para consultar, basta clicar aqui.

Conte com o apoio do fórum em sua ornada de aprendizado :)

Espero ter ajudado. Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓