3
respostas

Dúvidas iniciais

Olá! Estou iniciando os estudos em UX Design (transição de carreira) e gostaria de entender melhor e organizar meus estudos. Gostaria de saber se estou indo pro caminho certo.

1. Para “existir” um produto (back e front-end), antes é necessário passar pela construção do projeto. E no curso a abordagem central usada é o Design Thinking, onde o UX Designer passa por várias etapas pensando nas dores dos usuários, na empatia.
  2. O Design Thinking pode ser dividido em Problema x Solução
  3. No Problema, inicialmente há a exploração (encontrar problemas), onde o profissional UX Researcher está mais envolvido, pois nessa fase têm várias possíveis metodologias de pesquisa: tais como: análise de feedback do usuário; análise de concorrência e pesquisa de mercado; questionários; entrevista; formulário; observações; e teste de usabilidade.
  4. Em seguida, ainda no Problema, está a parte de análise (definir o problema). Nela tem-se várias ferramentas tais como: Matriz SSD; mapa de empatia; mapa de jornada de usuário; personas; DCU; e e jobs to be done
3 respostas

Olá, Flavia. Tudo bem com você?

Fico feliz em ver seu entusiasmo em aprender UX Design.

Respondendo às suas perguntas:

1. Sim, você pode dividir suas anotações nessa ordem. É uma maneira eficiente de organizar seus estudos e reflete bem o processo de UX Design, que começa com a pesquisa, passa pela exploração e ideação, seguido pela criação e, finalmente, a análise.

2. Você está correta. Todas essas metodologias que você mencionou são usadas na fase de pesquisa/research em UX Design. Por exemplo, a Análise de Concorrência ajuda a entender o que outras empresas estão fazendo, e os Testes de Usabilidade permitem que você entenda como as pessoas usuárias interagem com o seu produto.

3. Sim, todos os elementos que você mencionou fazem parte da fase de exploração e ideação. Por exemplo, o Brainstorming é uma técnica comum usada para gerar muitas ideias, enquanto o Wireframing ajuda a visualizar como o produto ou serviço final poderia parecer.

Lembre-se de que, embora essas divisões e técnicas sejam comuns, cada projeto pode exigir uma abordagem ligeiramente diferente, dependendo das necessidades específicas do projeto e das pessoas usuárias.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Maria, obrigada pelo retorno. Fui editar minha mensagem e depois que vi sua resposta. Você ainda poderia me ajudar com essa reformulação de dúvida?????? Estou indo pro caminho certo?

1. Para “existir” um produto (back e front-end), antes é necessário passar pela construção do projeto. E no curso a abordagem central usada é o Design Thinking, onde o UX Designer passa por várias etapas pensando nas dores dos usuários, na empatia.
  2. O Design Thinking pode ser dividido em Problema x Solução
  3. No Problema, inicialmente há a exploração (encontrar problemas), onde o profissional UX Researcher está mais envolvido, pois nessa fase têm várias possíveis metodologias de pesquisa: tais como: análise de feedback do usuário; análise de concorrência e pesquisa de mercado; questionários; entrevista; formulário; observações; e teste de usabilidade.
  4. Em seguida, ainda no Problema, está a parte de análise (definir o problema). Nela tem-se várias ferramentas tais como: Matriz SSD; mapa de empatia; mapa de jornada de usuário; personas; DCU; jobs to be done, Brainstorming e wireframing

Olá Flavia, tudo bem coom você?

Sim, parece que você está seguindo um caminho adequado ao abordar o Design Thinking na construção do projeto de um produto, considerando as etapas de Problema e Solução. É positivo que você tenha identificado a importância do UX Research na fase de exploração do Problema, utilizando diversas metodologias de pesquisa, como análise de feedback do usuário, análise de concorrência, pesquisa de mercado, questionários, entrevistas, formulários, observações e testes de usabilidade.

Além disso, é bom ver que você está utilizando ferramentas como Matriz SSD, mapa de empatia, mapa de jornada de usuário, personas, DCU (Documentação de Casos de Uso), jobs to be done, brainstorming e wireframing na fase de análise do Problema. Essas ferramentas são valiosas para entender as dores dos usuários, definir o problema de forma clara e encontrar soluções centradas no usuário.

No entanto, lembre-se de que o Design Thinking é um processo iterativo, e é importante continuar refinando e ajustando suas abordagens à medida que avança nas etapas. Certifique-se também de validar suas soluções propostas por meio de testes com usuários para garantir que atendam às necessidades reais e esperadas.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!