Prezados, algumas dúvidas. Vou por um exemplo prático apenas para ver se as idéias se enquadram. Vamos supor por exemplo, que eu tenha um cliente.
1) Reunião "comercial": Na maioria das vezes é um responsável comercial que faz as negociações com o cliente e já fecha um "pacote de horas" ou um valor pelo projeto. Considerando metodologia ágil, essa abordagem mudaria? Seria um membro da equipe ágil que participaria dessa reunião com o comercial para ver as necessidades iniciais? Seria então o caso de se definir um valor/hora e então conforme as entregas forem sendo feitas seria cobrado?
2) Na reunião inicial, o cliente apresenta a sua necessidade, exemplo: "Tenho em minha empresa 4 sistemas, um de emissão de nota/boleto, sistema de pedido por mobile, sistema de venda interna e sistema de envio de email em massa. Quero unificar todos os cadastros em um único sistema, para não ter que ficar atualizando todos os cadastros sempre que mudar ou aparecer um novo cliente". Aqui já haveria participação de outros membros da equipe? O cliente já falaria de todas as "histórias" ?
3) Reunião Inception: Definição dos membros da equipe, análise da solicitação do cliente. Com a "história" inicial, seria feita uma nova reunião para detalhamento da solicitação inicial do cliente? E se houver necessidade de ir até a empresa do cliente para entender melhor como é sua estrutura e seus programas para montar/entender as reais necessidades do cliente? Vamos supor que cada sistema do cliente, é uma forma diferente de acessar os dados (direto via Banco de Dados, via WebService, via leitura de arquivo texto). Cada forma seria um "recurso", com suas respectivas histórias?
4) Uma história seria algo como: a) Preciso de uma interface única, acessível via internet. Nessa interface eu veria todos os meus clientes cadastrados; b) Preciso que ao atualizar um cliente nessa interface, automaticamente atualiza nos demais sistemas que eu uso;
5) Processo de Desenvolvimento: Realização do Backlog, Sprints, Reuniões Diária, revisões, roadmap, release, demonstração, e entrega. A instalação na estrutura do cliente seria uma história, responsabilidade da equipe?
6) Eu li em uma outra questão do fórum, que as história são temporárias, são descartadas. Mas como proceder caso no futuro o cliente solicitar novas alterações, e os membros que participaram desse projeto estiverem em outro projeto (ou não estiverem mais na empresa) e a equipe disponível é nova... Como proceder? Faz algum tipo de documentação do projeto?
Por enquanto é só. Obrigado!