Olá, Eric! Tudo bem contigo?
Gostei do seu questionamento pois isso foi o que passei e aprendi com pouco tempo de experiência em tecnologia.
Todas as vezes em que eu concluia um curso vinha essa questão sobre: "onde posso praticar o que acabei de estudar?"
Continuei meus estudos e sempre ouvi de amigos desenvolvedores os ditos como "você precisa praticar". Tudo bem, mas como?
Até que um me questionou do porque não resolver um problema meu com o curso que acabei de aprender!
Pronto! Mas até então eu não tinha aplicado nada em front, pois meu estudo sempre foi Java e mesmo assim ele me incentivou a criar algo para guardar "em memória" minha coleção de livros e HQ's. Com isso, surgiram outras dúvidas que fugiram um pouco do curso e que me fez ir além. E agora?
Implementei banco de dados.
Dei continuidade ao meu "acervo" (agora com banco de dados rs) e fiz outro diferente.
Quando cheguei em MVC utilizando Spring foram outros desafios que exigiram, não só o aprendizado do curso, mas também muita pesquisa fora dele. Isso só foi agregando o conhecimento. Já nessa fase, qualquer projeto usando a base, que antes era uma dificuldade em desenvolver um projeto simples no terminal, não era mais problema.
Depois disse veio outros desafios como usar uma camada de proteção para minha aplicação, como encriptar as senhas dos usuários... e assim por diante.
Resumindo, Eric, o que percebi no decorrer da carreira de programador, é que vamos somando aprendizados conforme as necessidades. Uma base eu diria que é o caminho a ser seguido, mas nunca saberemos o que vamos encontrar e quando encontrar.
Se olharmos tamanhas tecnologias e suas possibilidades, assusta.
Recentemente tive que brincar com React para conversar com uma API em Java sem ter a mínima noção de front e suas aplicações. Com certeza, daqui a algum tempo não será mais problema. Isso só vai agregando conhecimento e tornar a minha "senioridade" profissional em TI.
É um universo imenso, Eric.
Conselho: fortaleça sua base através de práticas deliberadas ou mesmo sites como HackerHank, CodeForces e Dev Challenge e procure fazer algo paralelo com o conteúdo que está desenvolvendo em curso. Isso vai te trazer problemas para que possa ir além do curso e recorrer a documentacões e até mesmo outros sites. Lá na frente verá que esse agregado de conhecimento te levou a um ponto onde qualquer problema de integração, segurança ou qualquer que seja o desafio, não seja obscuro. Pode ser que você não saiba como resolver, mas sabe que por ali não é e onde tenha que procurar.
Conheço um engenheiro de software que diz: "eu não se nada! Quem sabe é o Google ahaha". Traduzindo: pesquise!
O curso te dará o caminho. A sua curiosidade (e pelo que li acima é bastante) vai te conduzir para longe!
Um outro ponto extremamente importante são os contatos!!! Muitas vezes recorro a eles para saber sobre as tecnologias que estão mexendo. Isso me dá muita ideia do que fazer e aplicar!
Quero deixar um artigo do Paulo Silveira que fala sobre aprender a programar. Vale muito a leitura!
Essa foi minha opinião, Eric!
Valeu pela discussão!!!
Um abraço, conte conosco e bons estudos!!!