Olá, fiquei com algumas duvidas sobre esse assunto, vamos la:
Toda vez que a relação for de N,M é necessário utilizar uma entidade associativa?
No exemplo do video Alura+ : entidades associativas, a resolução do problema para impedir redundâncias é criar uma nova tabela, ou planilha, separando a primeira relação em 2 relações. Veja, me parece que ela não "resolveu o problema" porque as redundancias continuam existindo na nova tabela criada e também tenho visto quando se fala de banco de dados e consultas SQL uma preocupação com a complexidade das consultas ou relacionamentos para não gerar lentidão, nesse sentido, criar uma nova tabela não mais atrapalha do que ajuda?
Nas aulas de Power BI verifiquei que uma boa prática quando se fala de tabelas que se relacionam é não criar relação de N para N e sim, criar uma nova tabela base que contem todo o "cadastro" com ocorrencias únicas e ligar todas as tabelas que contem essa mesma informação nessa unica tabela fonte. Quando a gente fala de entidade associativa, o que estamos fazendo na prática é isso? Criar uma nova tabela, que contenha o "cadastro" completo e ao inves de relacionar N com N, relacionar todo mundo com essa tabela cadastro em que cada item aparece uma unica vez? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Muito Obrigado.
Gustavo Capodeferro