1
resposta

Dúvidas e Dificuldades

Como já mencionado em tópico anterior por outra pessoa, acho que seria muito mais produtivo a aula se tivéssemos explicação do conteúdo apresentado nos slides com exemplos, do que simplesmente leitura. Ainda não foi suficiente para entender apenas com o visualizado nos vídeos ate aqui qual o conceito de Six Sigma e sua aplicabilidade num contexto de um processo de desenvolvimento de software ou testes. Assim como, a comparação entre o Lean thiking x Six sigma.

1 resposta

Alex,o Six Sigma ou Lean Six Sigma serve para fazer melhoria de processos com uso de dados para mostrar o resultado da melhoria. É um resumo do resumo bem simplista do que é.

Vamos supor que você atua em uma empresa de consultura que presta serviço de desenvolvimento de software. Você tem nessa empresa diversas áreas e cada área diversos times. Você sabe que em média na sua empresa existe um problema de qualidade.

Em média cada a fase de teste encontra 30 bugs por release e isso acaba impactando o tempo de entrega.

Você análisa e gera uma hipótese de que colocar uma etapa de revisão por par antes de liberar para teste pode reduzir o número de bugs. Você em uma time coloca a prática e avalia que reduziu naquele time a quantidade de bugs em 70% e reduziu o tempo total em de entrega em 20%.

Ai resolve adotar para todos os times da área e ver que tem o mesmo resultado ou próximo em outros times.

No final então do ciclo DMAIC você acaba definindo que todo mundo agora tem que fazer revisão por par porque isso reduz bug e tempo.

Acima coloquei um exemplo bem simples para dar uma clareada. No Lean Six Sigma existem técnica para lidar com algumas complexidades do contexto de software como por exemplo:

  • O que cada time produz tem complexidades e tamanhos diferentes o que pode mudar resultado das medições
  • Em tecnlogias os contextos podem mudar muito, um time Java pode ser diferente de um time .Net, um time Mainframe ou time que é só do big data.

Acho que esse exemplo pode ajudar um pouco a entender como usar Lean Six Sigma em TI.

Lean Thinking é o pensamento enxuto. De forma bem resumida para um parágrafo, ele visão evitar ou eliminar desperdícios para aumentar eficiência do fluxo de valor para o cliente. Ele faz uma boa dupla para o Six Sigma ou Lean Six Sigma, pois quando falamos em fazer melhoria nos processos é muito comum atuarmos em pontos que geram desperdício. Suponha que seu projeto de melhoria você está buscando reduzir tempo de entrega e identifica um gargalo no seu fluxo. Esse gargalo poder ser um desperdício que elimando você consegue o seu resultado.

No exemplo que dei foi de qualidade. Na visão do Lean Thinking bug é um desperdício, pois acaba gerando retrabalho.

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software