1
resposta

Dúvidas e comentários sobre o tema - Antifrágil

Antes de mais nada... onde na ciência psicologica podemos avaliar ou embasar o que viria a ser o ser humano detentor da habildiade ligada a Antifragilidade?

Entendo, com base no apresentado que este ser humano, seria um ser capaz de não apenas aprender com os erros, mas está preparado para sentir e aceitar os momentos de riscos de forma a aumentar e provocar novas experiências... Precisamos tomar cuidado aqui para não misturar o antifrágil com o permissivo.

O maior desafio do antifrágil, não é aceitar o desafio ou viver longos períodos do que vou chamar aqui de perda... Mas é visualizar o montante de coisas que está sempre aprender em quaisquer situações.

Assim, de forma simplista, posso entender que um antifrágil é mais resilientes e otimista que a média das outras pessoas?

Muito obrigado e aguardo a resposta!

1 resposta

Olá Filipe, tudo bem?

A ideia de antifragilidade é uma teoria desenvolvida pelo filósofo, escritor e pesquisador Nassim Taleb em seu livro "Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos". Embora o conceito não tenha uma base empírica na psicologia, ele pode ser relacionado a algumas teorias e modelos psicológicos.

Um indivíduo antifrágil pode ser visto como alguém que tem uma mentalidade de aprendizado contínuo, está aberto a novas experiências e desafios e é capaz de lidar com a incerteza e a complexidade. Eles são capazes de aprender com seus erros, se adaptar a novas situações e tomar decisões com base em informações incompletas. No inglês existe um termo que, em algum nível, tem ligação com esse conceito, que é o hands on. A pessoa hands on é uma pessoa que se entrega ao momento com uma mentalidade aberta de crescimento e de trablaho, sendo capaz de se adaptar com os diversos ambientes o qual ela está inserida.

No entanto, é importante lembrar que o conceito de antifragilidade não significa ser permissivo ou não se importar com as consequências de suas ações. Um indivíduo antifrágil ainda precisa ser responsável e consciente de suas escolhas e ações.

Portanto, pode-se dizer que um indivíduo antifrágil tem algumas semelhanças com pessoas resilientes e otimistas, mas com uma ênfase maior na capacidade de aprender e crescer a partir de situações adversas e caóticas.

Agradeço sua resposta!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!