Oi, Iuri! Tudo bem?
Para compreendermos o que está acontecendo inicialmente precisamos compreender a função do loop 'for' no nosso código e o que está de fato acontecendo dentro dele. Dessa maneira, segue abaixo o código comentado de forma que possamos entender a funcionalidade de cada linha de código:
function tocaSom(idElementoAudio) {
document.querySelector(idElementoAudio).play();
}
const listaDeTeclas = document.querySelectorAll('.tecla');
// Este é um loop 'for' que percorre a lista de elementos com classe 'tecla'.
for (let contador = 0; contador < listaDeTeclas.length; contador++) {
// Para cada elemento na lista:
// Armazena o elemento atual em 'tecla'.
const tecla = listaDeTeclas[contador];
// Extrai o nome do instrumento associado à classe do botão.
const instrumento = tecla.classList[1];
// Cria um seletor único 'idAudio' para o elemento de áudio correspondente.
const idAudio = `#som_${instrumento}`;
// Define um evento 'onclick' para o botão atual.
tecla.onclick = function () {
// Quando o botão é clicado, essa função é executada:
// Chama a função 'tocaSom' com o 'idAudio' específico deste botão.
tocaSom(idAudio);
}
}
Ou seja, o loop for
percorre a lista de elementos com a classe .tecla
, e para cada elemento na lista, ele extrai o nome do instrumento associado a ele, cria um seletor único para o elemento de áudio correspondente e atribui um evento de clique ao botão.
Dessa forma, quando o botão é clicado, o evento onclick
acontece, executando assim a nossa função tocaSom
, chamada com o idAudio
específico da tecla clicada, permitindo que o som associado a essa tecla seja reproduzido. Isso permite clicar em qualquer botão em qualquer ordem para tocar os sons corretos.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
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