Fiquei com uma dúvida do por que utilizar display flexbox e não grid, por exemplo? Obrigada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com uma dúvida do por que utilizar display flexbox e não grid, por exemplo? Obrigada.
Oi, Cecília! Tudo bem?
A utilização do flexbox ou do grid depende do layout que desejamos criar, ambos são ótimas opções para criar layouts responsivos, mas cada um tem suas particularidades.
O flexbox é mais indicado quando precisamos posicionar os elementos em uma única direção, seja na horizontal ou na vertical. Ele é muito útil para criar layouts flexíveis e adaptáveis, como no caso dos cards que estamos trabalhando. Com o flexbox, podemos facilmente organizar os elementos em colunas ou linhas, definir o espaçamento entre eles e alinhar tudo de forma simples e eficiente.
Ou seja, o Flexbox é especialmente útil quando se trata de layouts unidimensionais, como uma linha ou uma coluna, permitindo que sejam alinhados facilmente os itens ao longo de um eixo (linha ou coluna) e distribuído o espaço disponível entre eles.
Já o grid é mais indicado para criar layouts mais complexos, com várias colunas e linhas, onde precisamos posicionar os elementos em diferentes áreas da página. Ele oferece um controle mais preciso sobre o posicionamento dos elementos, permitindo que seja definido o tamanho das colunas e linhas de forma mais detalhada.
Ou seja, o Grid é mais adequado para layouts bidimensionais, nos quais precisamos organizar elementos em linhas e colunas simultaneamente, oferecendo um controle mais granular sobre a disposição dos elementos, permitindo que criemos layouts complexos e responsivos com facilidade.
Nesse caso, o Flexbox se torna mais simples e suficiente para nossas necessidades. Porém, caso estivéssemos criando um layout mais complexo, com várias linhas e colunas, o Grid poderia ser uma escolha mais apropriada.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!