1
resposta

[Dúvida] Uso do flexbox

Fiquei com uma dúvida do por que utilizar display flexbox e não grid, por exemplo? Obrigada.

1 resposta

Oi, Cecília! Tudo bem?

A utilização do flexbox ou do grid depende do layout que desejamos criar, ambos são ótimas opções para criar layouts responsivos, mas cada um tem suas particularidades.

O flexbox é mais indicado quando precisamos posicionar os elementos em uma única direção, seja na horizontal ou na vertical. Ele é muito útil para criar layouts flexíveis e adaptáveis, como no caso dos cards que estamos trabalhando. Com o flexbox, podemos facilmente organizar os elementos em colunas ou linhas, definir o espaçamento entre eles e alinhar tudo de forma simples e eficiente.

Ou seja, o Flexbox é especialmente útil quando se trata de layouts unidimensionais, como uma linha ou uma coluna, permitindo que sejam alinhados facilmente os itens ao longo de um eixo (linha ou coluna) e distribuído o espaço disponível entre eles.

Já o grid é mais indicado para criar layouts mais complexos, com várias colunas e linhas, onde precisamos posicionar os elementos em diferentes áreas da página. Ele oferece um controle mais preciso sobre o posicionamento dos elementos, permitindo que seja definido o tamanho das colunas e linhas de forma mais detalhada.

Ou seja, o Grid é mais adequado para layouts bidimensionais, nos quais precisamos organizar elementos em linhas e colunas simultaneamente, oferecendo um controle mais granular sobre a disposição dos elementos, permitindo que criemos layouts complexos e responsivos com facilidade.

Nesse caso, o Flexbox se torna mais simples e suficiente para nossas necessidades. Porém, caso estivéssemos criando um layout mais complexo, com várias linhas e colunas, o Grid poderia ser uma escolha mais apropriada.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software