Ei, Isabelle! Tudo bem?
Sua dúvida não é boba, é super válida, vai ajudar outros(as) colegas por aqui! Unificar etapas no editor avançado e remover etapas duplicadas não é estritamente obrigatório, mas é uma boa prática para otimizar o processo de ETL no Power BI.
Quando falamos em refatorar as etapas, estamos nos referindo a tornar o processo de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) mais eficiente. Ao eliminar etapas duplicadas ou desnecessárias, você reduz a quantidade de operações que o Power Query precisa executar ao atualizar os dados. Isso pode diminuir o tempo de processamento e, em projetos maiores, pode fazer uma diferença significativa.
Por exemplo, se você tem várias etapas que alteram o tipo de uma coluna, consolidar essas alterações em uma única etapa evita que o Power Query precise processar cada alteração individualmente. Isso não apenas melhora o desempenho, mas também torna o fluxo de trabalho mais claro e fácil de manter.
E, também, ao unificar etapas, você está essencialmente simplificando o script M (a linguagem usada pelo Power Query que verá mais para frente no curso), o que pode tornar a manutenção e a depuração do código mais fáceis. Isso é especialmente útil quando você ou outra pessoa precisa revisar, ou modificar o projeto no futuro.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Até mais, Isabelle!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!