Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Tipo de Avaliação: O Modelo Phillips

Quando estudamos o tema da educação corporativa, encontramos que há alguns tipos de Avaliação dos programas que podem ser utilizados, e um deles é o chamado "Modelo Phillips". Eu fiquei em dúvida e gostaria de algumas informações a mais sobre este modelo, como ele funciona, suas características e vantagens. Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Décio! Tudo bem?

Entendo que você tenha dúvidas sobre o Modelo Phillips, que é realmente um conceito interessante na área de educação corporativa. Vamos explorar um pouco mais sobre como ele funciona, suas características e vantagens.

O Modelo Phillips é uma extensão do famoso Modelo de Kirkpatrick, que é usado para avaliar os resultados de programas de treinamento e educação. Enquanto o Modelo de Kirkpatrick possui quatro níveis de avaliação (Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados), o Modelo Phillips adiciona um quinto nível, que é o Retorno sobre Investimento (ROI).

Funcionamento e Características:

  1. Reação: Avalia como os participantes reagiram ao treinamento.
  2. Aprendizagem: Mede o aumento de conhecimento ou capacidade antes e depois do treinamento.
  3. Comportamento: Observa as mudanças de comportamento no local de trabalho após o treinamento.
  4. Resultados: Avalia os efeitos tangíveis que o treinamento teve sobre a organização.
  5. Retorno sobre Investimento (ROI): Este é o diferencial do Modelo Phillips. Aqui, é calculado o retorno financeiro do treinamento em relação ao seu custo, permitindo uma análise mais quantitativa do impacto do treinamento.

Vantagens:

  • Mensuração Financeira: Uma das principais vantagens do Modelo Phillips é a capacidade de quantificar financeiramente o impacto do treinamento, o que é crucial para justificar investimentos em educação corporativa.
  • Visão Holística: Ao incluir o ROI como um nível de avaliação, o modelo oferece uma visão mais completa sobre a eficácia do treinamento.
  • Melhoria Contínua: Com insights detalhados em cada nível, o modelo permite identificar pontos de melhoria para futuros programas de treinamento.

Para aprofundar seu entendimento, você pode consultar o trabalho de conclusão de curso de Jéssica Gomes Santos que você mencionou. As páginas 16 a 19 oferecem uma boa explicação sobre ambos os modelos, Kirkpatrick e Phillips, e podem ser muito úteis para entender melhor essas metodologias.

Bons estudos!

Thalyta Onimaru, Obrigado pelo excelente esclarecimento e detalhamento na resposta. Muito bom. Mesmo estudando esses conteúdos, eu não tinha me atentado, até você escrever, que o "Modelo Phillips é uma extensão do famoso Modelo de Kirkpatrick" ... muito interessante.

Mais uma vez, agradeço. Minha dúvida foi solucionada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software