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[Dúvida] Tarefas com mesmo prazo - Qual priorizar?

Mesmo fazendo-se uso de agendas e/ou outra ferramenta de controle, é comum, na dinâmica do dia-a-dia, termos que adaptar nossa agenda devido a priorização das demandas. Essa dinâmica acaba nos colocando frente a um novo desafio: O que fazer primeiro? Alguns estudiosos recomendam começar fazendo as que são mais complexas. Isso porque, como demandarão um desprendimento maior de inteligência, energia e foco, concluir essas atividades de forma prioritária proporcionarão um alívio e posteriormente, menos gasto mental para resolver tarefas menos complexas. Entretanto, considerando-se que, devido a complexidade e/ou imprevistos, não se consiga concluir a tarefa no tempo que esperava. Como ficará a resolução das demais tarefas prioritárias do dia?. Para situações como essa, acredito que conversar previamente com o lider/gestor para saber dele o que priorizar, pode ser determinante para evitar tal problema.

Compartilhe aqui sua experiência e recomendações para contornar situações como esta.

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Olá, Adriano!

Entendo sua preocupação em relação à priorização de tarefas com o mesmo prazo. É realmente desafiador lidar com imprevistos e complexidades que podem surgir ao longo do dia.

Uma estratégia que pode ajudar nesses casos é a técnica do "Eisenhower Matrix". Essa matriz consiste em classificar as tarefas em quatro categorias:

  1. Importante e urgente: são as tarefas que demandam sua atenção imediata e têm um impacto significativo no seu trabalho ou vida pessoal. Essas tarefas devem ser priorizadas e concluídas o mais rápido possível.

  2. Importante, mas não urgente: são as tarefas que têm um impacto significativo, mas não precisam ser concluídas imediatamente. Reserve um tempo para planejar e agendar essas tarefas, para que não se tornem urgentes no futuro.

  3. Urgente, mas não importante: são as tarefas que exigem sua atenção imediata, mas têm pouco ou nenhum impacto significativo. Tente delegar ou eliminar essas tarefas, se possível, para que você possa se concentrar no que é realmente importante.

  4. Não urgente e não importante: são as tarefas que não têm um impacto significativo e não precisam ser concluídas imediatamente. Evite gastar muito tempo com essas tarefas e, se possível, elimine-as da sua lista.

Além disso, é importante ter uma comunicação clara com seu líder ou gestor. Conversar previamente com eles sobre suas prioridades e as possíveis dificuldades que podem surgir ao longo do dia pode ajudar a evitar problemas. Eles podem fornecer orientações adicionais sobre o que priorizar e como lidar com imprevistos.

Lembre-se também de ser flexível e adaptar sua agenda conforme necessário. Nem sempre será possível concluir todas as tarefas conforme o planejado, e está tudo bem. O importante é ter clareza sobre suas prioridades e fazer o melhor que puder dentro das circunstâncias.

Espero que essas dicas possam te ajudar a contornar situações como essa. Lembre-se de que cada pessoa tem sua própria abordagem, então é importante encontrar o que funciona melhor para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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