1
resposta

Duvida sobre Scrum Atividades

Eu fiz esse cursos meses meses atrás, porém, não lembro de alguns pontos e com o uso diário em meu trabalho queria lembrar ou aprender sobre uma questão de definição de atividade. Existe um" backlog" onde são feitos os épico e histórias e ao serem desmembrados em atividades o texto e a definição é feita sobre supervisão do PO, mas escritas pelos desenvolvedores. Por vezes acho vago essa situação, porque as etapas anteriores nem sempre são completas e somente com o objetivo. Ao fazer as atividades nem sempre está escrito etapas ou é incluso situações e isso gera tempo em desgastes ao ter que explicar nos testes e preocupando porque se pode mascarar testes e todos nós sabemos a importancia do testes, é essencial para um trabalho com êxito.... Claro que alguns pontos estão incompletos ou incorretos, mas para consertar isso teria que subir hierarquias e não qual não é bem para nossa "saúde" empresarial..acho que todos entendem. Algumas vezes fiz a sugestão das atividades já chegar ao desenvolvedores totalmente escritas e de fato fica no entendimento somente a viabilidade, desmembramento ou inclusão de etapas, mas hoje, perdemos mais tempo criando escritas e se perde no objetivo. Tenho sempre a resposta que o SCRUM é assim, nós desenvolvedores devemos escrever e definir de acordo com as histórias e épicos.

Então, a pergunta, isso procede? Se não me deem uma luz para convencimento.

Quando atuei como gerenciamento de equipes, não existia metologia ágil desssa forma, mas por minha experiencia percebi que era muito perto do Scrum indica a fazer. Em termos de pessoas de hoje, os "épicos" e "Histórias" era discutidas como o PO, incluso o Scrum Master e mais o QA responsável dos testes e eles escreviam todas atividades por completo e aí a Planning era para contextualizar de fato as atividades, discussão e ate pontos não visto com a visão do desenvolvedor. Se tornando mais amplo e prático, e com a união de todos envolvidos.. Me orienta se estou viajando demais ou realmente a escrita tem que ser feita pelos desenvolvedores?

Agradeço a todos, afinal, faz muito tempo que fiz, atuo como desenvolvedor ..

1 resposta

Caro André,

Obrigado pela sua postagem e por compartilhar um pouco da sua vivência no dia a dia do seu trabalho aplicando métodos ágeis!

Sobre os pontos que você apresentou, temos algumas observações:

1- As histórias de usuários são detalhadas pela equipe do projeto, onde na prática acabam sendo de fato detalhadas pelos desenvolvedores.

No entanto, notamos que no dia a dia os QAs tem cada vez mais participado deste detalhamento, participando deste processo a "6 mãos" com os devs e também com o pessoal de UX.

Isto tudo, visando a busca de adequação de uma realidade de entrega de valor nas releases do projeto de maneira mais balanceada envolvendo as competências dos (devs back e front end, QAs- Testers e Designers UX).

2- Outro ponto é importante é a captura das informações no início da demanda, ou seja, o planejamento dos benefícios esperados/valores a serem entregues e a definição dos requisitos-macro em nível dos épicos precisam ocorrer com uma atuação ativa do P.O. neste processo. Bem como, com o apoio da equipe do projeto e do Scrum Master.

Assim, sem esta integração o que se verá provalvelmente na prática é que os épicos sejam empurrados de maneira mal definida em termos de clareza de escopo e valor a ser gerado com eles implantados e aí esta situação acaba influenciando na hora do detalhamento das histórias dos usuários de maneira negativa como aparentemente seu relato nos ilustra.

Sendo assim, respondendo a sua pergunta final as histórias de usuários são escritas pelos desenvolvedores sem problemas, desde que exista uma integração e colaboração prévia do restante da equipe na identificação e validação dos requisitos - macro e dos épicos.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software