Olá, pessoal!
Estou praticando a função SOMASE cruzando dados entre duas planilhas ("Vendas" e "Dados para Gráficos") e notei alguns comportamentos do Excel que me deixaram confuso.
Mistério das Referências: Às vezes, ao selecionar um intervalo com Shift + Ctrl + ↓, o Excel cria uma referência estruturada (ex: TabelaVendas [Vendedor]), mas em outras vezes ele coloca o intervalo comum (ex: H3:H61).
Existe alguma regra para ele escolher um ou outro? O uso do atalho interfere nisso?
Conflito entre Abas: Notei que, ao selecionar o intervalo em outra aba e voltar para a aba da fórmula, o Excel às vezes "se perde" e insere o nome da aba errada na referência, me forçando a corrigir manualmente para Vendas! G3:G61.
Existe algum truque para evitar que o Excel troque o nome da planilha na barra de fórmulas enquanto estamos montando a função?
Referências Relativas vs. Absolutas: Entendi que, ao usar o intervalo manual (sem ser tabela), preciso usar o F4 para fixar com o cifrão ($H$3:$H$61).
Minha dúvida é: se eu estivesse usando a referência estruturada da tabela, eu ainda precisaria me preocupar em "travar" a fórmula antes de arrastar, ou a referência de tabela já se comporta como fixa por padrão?
Abaixo está a fórmula que deu certo após os ajustes manuais:
=SOMASE(Vendas!$H$3:$H$61;A2;Vendas!$G$3:$G$61)
Obrigado pela ajuda!