1
resposta

Dúvida sobre Referências: Manual vs. Estruturada e o uso do F4 no SOMASE

Olá, pessoal!

Estou praticando a função SOMASE cruzando dados entre duas planilhas ("Vendas" e "Dados para Gráficos") e notei alguns comportamentos do Excel que me deixaram confuso.
Mistério das Referências: Às vezes, ao selecionar um intervalo com Shift + Ctrl + ↓, o Excel cria uma referência estruturada (ex: TabelaVendas [Vendedor]), mas em outras vezes ele coloca o intervalo comum (ex: H3:H61).
Existe alguma regra para ele escolher um ou outro? O uso do atalho interfere nisso?
Conflito entre Abas: Notei que, ao selecionar o intervalo em outra aba e voltar para a aba da fórmula, o Excel às vezes "se perde" e insere o nome da aba errada na referência, me forçando a corrigir manualmente para Vendas! G3:G61.
Existe algum truque para evitar que o Excel troque o nome da planilha na barra de fórmulas enquanto estamos montando a função?
Referências Relativas vs. Absolutas: Entendi que, ao usar o intervalo manual (sem ser tabela), preciso usar o F4 para fixar com o cifrão ($H$3:$H$61).
Minha dúvida é: se eu estivesse usando a referência estruturada da tabela, eu ainda precisaria me preocupar em "travar" a fórmula antes de arrastar, ou a referência de tabela já se comporta como fixa por padrão?
Abaixo está a fórmula que deu certo após os ajustes manuais:

=SOMASE(Vendas!$H$3:$H$61;A2;Vendas!$G$3:$G$61)

Obrigado pela ajuda!

1 resposta

Olá, Jodimar. Como vai?

Esses "mistérios" do Excel são muito comuns quando começamos a trabalhar com múltiplas abas e tabelas. Vamos desvendar cada um dos pontos que você trouxe:

1. Referência Manual vs. Estruturada

O Excel só utiliza a referência estruturada (ex: TabelaVendas[Vendedor]) se o intervalo que você está selecionando tiver sido formatado como Tabela (Atalho Ctrl + T ou Inserir > Tabela).

• Se os dados são apenas um intervalo comum, ele sempre usará letras e números (H3:H61).
  • O atalho Shift + Ctrl + ↓ não interfere no tipo de referência, apenas na velocidade da seleção. O que manda é se o "objeto" selecionado é uma Tabela oficial do Excel ou não.

2. O "Truque" das Abas

O Excel insere o nome da aba automaticamente quando você clica em uma planilha diferente daquela onde a fórmula começou. O segredo para ele não "se perder" é: selecione o intervalo e já digite o próximo caractere da fórmula (ponto e vírgula ;) antes de clicar em qualquer outro lugar.

Se você selecionar o intervalo na aba "Vendas" e voltar para a aba "Gráficos" para clicar no critério sem ter colocado o ; antes, o Excel achará que você ainda está tentando definir o primeiro intervalo e substituirá o nome da aba.

3. Referências de Tabela precisam de F4?

Aqui está a grande vantagem das Tabelas: as referências estruturadas são absolutas por padrão ao serem arrastadas para baixo, mas se comportam como relativas se forem arrastadas para os lados.

• Em um intervalo manual: Você precisa do F4 para fixar $H$3:$H$61.
  • Em uma Tabela: Ao arrastar a fórmula para baixo, o TabelaVendas[Vendedor] permanecerá fixo sem que você precise fazer nada. Não existe "cifrão" para nomes de colunas de tabela.

Dica Prática

Sua fórmula atual está correta, mas se você transformar seus dados em Tabela, ela ficaria muito mais legível:

=SOMASE(TabelaVendas[Vendedor]; A2; TabelaVendas[Valor_Venda])

Dessa forma, se você adicionar novos vendedores na linha 62, a Tabela aumenta sozinha e sua fórmula se atualiza automaticamente, algo que na sua fórmula atual com $H$3:$H$61 não aconteceria (você teria que mudar para 62 manualmente).

Espero que possa ter lhe ajudado!