1
resposta

Mostrando o problema dos colchetes

Print de um problema do excel Quando coloco esse código, da esse erro de fórmula. Muito por causa das opções de quando adiciono os colchetes que não aparece, como o do instrutor.

1 resposta

Olá, Matheus. Como vai?

Esse é um erro clássico do Excel e costuma dar um nó na cabeça de muita gente, mas fique tranquilo! O problema real não está nos colchetes, mas sim na célula que você usou como critério de busca.

Ao olhar atentamente a sua imagem, o Excel disparou esse aviso genérico porque existe um conflito de referências na sua fórmula. Vamos destrinchar o que está acontecendo e como resolver isso agora mesmo.


O Diagnóstico do Erro

A sua fórmula está escrita assim:
=SOMASE(tb_vendas[Vendedor];A2;tb_vendas[Total])

Dê uma olhada na célula onde você está digitando a fórmula: você está na linha do João (célula B3), certo? Mas na fórmula, você apontou o critério de busca para a célula A2 (que corresponde à Clara).

Como você está na linha do João, o seu critério de busca deveria ser a célula A3.

O Excel costuma travar e disparar esse alerta confuso de "sinal de igual ou de subtração" quando tentamos criar fórmulas usando referências estruturadas de tabelas (tb_vendas[...]) e erramos o alinhamento das linhas ou misturamos os separadores de argumentos.


Por que as opções automáticas não aparecem ao abrir o colchete?

O fato de o menu suspenso não listar as colunas da sua tabela quando você digita o colchete [ (diferente do que acontece na tela do instrutor) é o sintoma claro de que o Excel não está reconhecendo o nome tb_vendas como uma tabela válida.

Isso acontece por dois motivos muito comuns:

  1. Erro de digitação no nome: Vá até a aba onde está a sua tabela original de vendas, clique em cima dela, acesse a guia Design da Tabela (no topo do Excel) e verifique o campo Nome da Tabela no canto esquerdo. Certifique-se de que está escrito exatamente tb_vendas, sem espaços e com o mesmo caractere de sublinhado (underline).
  2. A tabela não foi convertida: Pode ser que os dados de vendas estejam apenas formatados com cores, mas não tenham sido transformados em uma "Tabela" oficial do Excel. Se for isso, selecione todos os dados de vendas, aperte o atalho Ctrl + Alt + T (ou vá em Inserir > Tabela) e dê o nome de tb_vendas a ela.

Como deve ficar a sua fórmula corrigida

Depois de garantir que a sua tabela de origem está nomeada corretamente como tb_vendas, clique na célula B3 (ao lado do nome João) e reescreva a fórmula apontando para a linha correta (A3):

=SOMASE(tb_vendas[Vendedor]; A3; tb_vendas[Total])

Assim que você corrigir o nome da tabela e alinhar o critério para a célula A3, os colchetes vão passar a funcionar perfeitamente e o erro vai sumir!

Faça esse teste por aí e me conte se o Excel voltou a reconhecer a sua tabela.