Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre redirecionamento

Quando faço um request para um Servlet e recebo response de um Servelt é (redirect client side)

Quando faço um request para um Servlet e recebo response de um Servlet + Dispatcher + JSP é (redirect server side)

Fiquei com esse dúvida poderiam esclarecer melhor.

Desde já obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Eder, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Quando falamos de redirecionamento server side, estamos falando sobre como o servidor lida com as solicitações que recebe dos clientes (navegadores). Quando enviamos uma solicitação para um servidor, ele processa essa solicitação internamente e pode encaminhá-la para outro componente dentro dele, como outro Servlet ou uma página JSP. Esse componente processa a solicitação e retorna a resposta ao servidor, que, por sua vez, envia a resposta de volta ao navegador. O navegador, então, exibe a resposta final que recebeu do servidor, temos assim o redirecionamento server side.

Por outro lado, o redirecionamentoclient side é quando o servidor envia uma resposta especial ao navegador, indicando que ele deve fazer uma nova solicitação para uma determinada URL. O navegador recebe essa resposta do servidor e, em seguida, toma a iniciativa de fazer uma nova solicitação para a URL especificada. Assim, o navegador executa esse redirecionamento e envia uma nova solicitação para o servidor. Em seguida, o servidor processa essa nova solicitação e retorna a resposta correspondente, que o navegador exibe.

Em resumo, no redirecionamento server side, é o servidor que toma a decisão de encaminhar a solicitação para outros componentes internos antes de retornar a resposta final ao navegador. Já no redirecionamento client side, é o navegador que recebe uma resposta especial do servidor e toma a iniciativa de fazer uma nova solicitação.

Lembre-se de que o número de Servlets, a presença de um Dispatcher ou uma página JSP não são fatores determinantes para distinguir o redirecionamento server side do redirecionamento client side. O importante é compreender qual parte (servidor ou cliente) está tomando a iniciativa de fazer a nova solicitação.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e informar que o curso "Java Servlet: programação web Java" passou por atualizações, ganhando uma nova versão, nesta versão é utilizado a IDE IntelliJ e o framework Spring para criar uma aplicação web utilizando métodos e bibliotecas atualizadas e seguindo os padrões atuais do mercado. Neste curso você aprenderá a criar uma aplicação com Spring Boot, entender como funciona o Maven em uma aplicação Java, implementar um CRUD em uma aplicação Web, entre muitos outros conceitos. Para conhecer este novo curso, basta acessar o seguinte link:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software