1
resposta

Dúvida sobre o PDV

Professora, nesse exemplo dado em aula o cliente e o usuário normalmente serão a mesma persona. Como seria traçado a questão do problema quando o cliente e o usuário são pessoas distintas? Seria construído no briefing uma problemática ser resolvida ao cliente e outra a ser resolvida ao usuário? Estou trabalhando em um projeto em que, como estou tendo de fazê-lo sem ter contato direto com a empresa, eu posso apenas visualizar por mim qual seria o problema da empresa. Estou em muita dúvida se um problema de prospecção de clientes está diretamente ligado à UX Design ou seria um caso mais relacionado ao marketing. Mas ao mesmo tempo penso que uma pesquisa de usuários poderia solucionar problemas que a empresa tem em se negar a realizar alterações em sua estrutura atual de promoção do produto.

1 resposta

Oi, Mateus!! Como está?

Sua questão é muito relevante quando estamos trabalhando com UX Strategy. Vamos lá!

Quando o cliente e o usuário são pessoas distintas, é essencial abordar os problemas de ambos de maneira clara e separada, mas interligada, no briefing. Isso porque cada um tem suas próprias necessidades e expectativas que precisam ser atendidas para que o projeto seja bem-sucedido.

  • Como traçar os problemas
  1. Definição dos Problemas no Briefing:

    • Cliente: Identifique e descreva claramente o problema que o cliente (a empresa) está enfrentando. Por exemplo, se a empresa está com dificuldades na prospecção de clientes, esse é o problema que deve ser abordado.
    • Usuário: Identifique e descreva o problema do usuário final. Por exemplo, se o usuário tem dificuldades em utilizar o produto ou não vê valor nos benefícios oferecidos, esse é o problema a ser resolvido.
  2. Ferramenta PDV: Utilize a ferramenta PDV para ambos:

    • Cliente: "A empresa X precisa aumentar sua base de clientes porque está enfrentando dificuldades em atingir seu público-alvo com as estratégias atuais."
    • Usuário: "O usuário Y precisa de uma interface mais intuitiva e benefícios claros porque atualmente não vê valor em utilizar o produto."
  • Prospecção de clientes e UX Design

A prospecção de clientes pode estar relacionada tanto ao marketing quanto ao UX Design. No entanto, a UX pode fornecer insights valiosos que ajudam a melhorar a experiência do usuário, o que, por sua vez, pode facilitar a prospecção de clientes. Por exemplo:

  • Pesquisa de usuários: Realizar pesquisas para entender as necessidades e frustrações dos usuários pode revelar pontos de melhoria na experiência do produto, que podem ser cruciais para atrair novos clientes.
  • Feedback de usuários: Coletar e analisar feedback pode ajudar a identificar barreiras que impedem a prospecção e retenção de clientes.

Assim, você consegue abordar as necessidades de ambos os lados e criar uma estratégia que resolva os problemas de forma integrada.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!