Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

DUVIDA SOBRE O GIT.

Boa noite, poderiam me corrigir se estiver errado?

Minha analogia sobre o git é:

área local --------------------> área de transferência ------------------------------> Banco de dados do github

git add = add o arquivo especificado

git add . = adiciona todos os arquivos do projeto.

ambos comandos enviam para área transferência.

git status = mostra atual situação dos arquivos do meu projeto(alterado, não adicionado, adicionado, enviado...)

git log = mostra o log de commits realizados pelo colaborador ou equipe de desenvolvimento

Agora é que surge minha dúvida:
 O git add  adiciona o arquivo, o commit  - m "text" sinaliza alterações feitas, especificando o autor, co author, o git push envia as alterações para o servidor git. Seria isso mesmo?

outra duvida seria o termo branch, fork e o pull novamente. Eis meu raciocínio

Branch : ----------------------------------------------------------------- (seria uma linha temporal do projeto)

\

\ 

fork: (seria um ramo dessa linha)

A branch possui o projeto, usamos então o fork para criar uma copia desse projeto, para preservar a integridade do projeto original. Realizamos então as modificações necessárias nesse ramo.

Então mandamos novamente o projeto alterado para a branch principal usando o git push. Seria esta a lógica?

E por último, a branch principal sempre vai manter todas as versões do projeto ou ela apaga algum arquivo automaticamente sem interação do usuário depois de um certo tempo? Li no tutorial do github um comando para procurar por versões estáveis no projeto, quando se sobe uma versão com bugs por exemplo, e necessitamos corrigi-la procurando pela versão mais estável na branch.

Agradeço por qualquer esclarecimento. Muito obrigado desde já!

1 resposta
solução!

Olá, Juliano! Tudo bem?

Gostei da sua analogia sobre o Git, está bem clara! Vamos esclarecer suas dúvidas:

1. Sobre o comando git add, você está correto! Ele adiciona o arquivo especificado ou todos os arquivos do projeto para a área de transferência, também conhecida como "staging area". Essa área é onde você prepara os arquivos antes de fazer o commit.

2. O comando git commit -m "texto" registra as alterações feitas nos arquivos que estão na área de transferência. É nesse momento que você especifica o autor e a mensagem do commit.

3. O comando git push envia as alterações para o servidor Git, como você mencionou. Assim, as alterações ficam disponíveis para outros colaboradores do projeto.

Agora, vamos falar sobre as suas dúvidas relacionadas a branch, fork e pull request:

1. A branch é uma ramificação do projeto, uma linha temporal, como você mencionou. É uma forma de organizar o trabalho e permitir que diferentes partes do projeto sejam desenvolvidas simultaneamente. Cada branch pode conter modificações específicas.

2. O fork é uma cópia do repositório em sua conta pessoal do GitHub. Ele permite que você trabalhe em suas próprias modificações sem afetar o projeto original. Você pode realizar as alterações necessárias nesse ramo (fork) e, posteriormente, enviar as modificações para a branch principal do projeto original por meio de um pull request.

3. O pull request é uma solicitação de pull das suas alterações para o projeto original. Ele passará por uma avaliação dos responsáveis pelo projeto, que decidirão se aceitam ou não suas modificações. Caso seja aceito, suas alterações serão incorporadas ao projeto original.

Quanto à sua pergunta sobre a branch principal, ela geralmente mantém todas as versões do projeto. Não há um processo automático de exclusão de arquivos. No entanto, é importante lembrar que a branch principal geralmente contém a versão estável do projeto, enquanto outras branches podem conter modificações em desenvolvimento.

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se surgir mais alguma, é só me perguntar. Bons estudos!