Oi, Iago! Tudo bem?
A diferença entre JS e JSX (ou TS e TSX, no caso do TypeScript) está basicamente na capacidade de incorporar HTML dentro do JavaScript. JSX é uma extensão de sintaxe para JavaScript que permite escrever HTML dentro do JavaScript, o que é muito útil para criar componentes de interface do usuário.
Em um arquivo JS, por exemplo, não poderíamos simplesmente retornar o HTML de uma função, como fazemos em um componente React. Para fazer isso, precisamos usar JSX, como no exemplo abaixo:
function MeuComponente() {
return <h1>Olá, mundo!</h1>;
}
Isso não seria possível em um arquivo JS puro sem o uso de JSX, pois teríamos que criar os elementos HTML usando JavaScript puro, o que pode ser muito mais trabalhoso e menos intuitivo.
Somado a isso, alguns frameworks estão criando arquivos JSX por padrão devido principalmente à popularidade e à facilidade de uso do React (que usa JSX) e à tendência de usar componentes de interface do usuário, já que o JSX permite a escrita desses componentes de uma maneira que se assemelha muito ao HTML, o que pode ser mais fácil de entender e manter.
Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓