Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre justificativa para adoção de Tuples VS Lists/Arrays.

Eu entendi a questão do uso de arrays e como desempenham melhor do que as lists para o processamento e trabalho com dados. Mas quais são os pontos que justificam ou norteiam a decisão para usar tuplas no lugar de listas ou arrays? Não me recordo de ter visto alguma informação sobre isso nestes vídeos iniciais.

Agradeço desde já pela atenção.

2 respostas
solução!

Olá, Daniel! Tudo tranquilo por aí?

As tuplas tem aplicações mais específicas que as listas e arrays devido a imutabilidade, proporcionando assim alguma integridade nos seus dados. Com a tupla você tem a certeza que aqueles dados inseridos não mudarão por meio de outra referência ou chamada em alguma parte do programa, o que não é garantido pelas listas e arrays.

Um exemplo é quando você está trabalhando com coordenadas geográficas, cada ponto pode ser uma tupla e assim você garante que durante a execução do seu programa não vai ter problemas com essas coordenadas sendo alteradas.

Conhecer como funciona os diferentes tipos de estruturas de dados em Python é essencial para o desenvolvimento como cientista de dados, deixo como recomendação esse artigo para leitura complementar.

Espero ter ajudado, mas se ainda persistir alguma dúvida estou sempre à disposição para responder a todas.

:)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Obrigado pelas infos e pelo artigo. Vou ler ainda hoje. Tinha ciência da questão da imutabilidade das tuples, mas não tinha pensado nessa questão do uso dela, como o exemplo citado, como poderia ser benéfico. O seu exemplo foi crucial. Me fez compreender melhor sua aplicabilidade.