Não sei se entendi direito, mas, exceções são erros na logica do código, ou, códigos que talvez não funcionem, então, porque tratar a exceção, ao invés de corrigir o código ou a logica do código?
Desde já agradeço. :)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não sei se entendi direito, mas, exceções são erros na logica do código, ou, códigos que talvez não funcionem, então, porque tratar a exceção, ao invés de corrigir o código ou a logica do código?
Desde já agradeço. :)
Oi herdantzig, tudo bem?
Você está correto, exceções são provenientes de erros de lógica ou acesso a fontes externas que talvez não estejam disponíveis. Mas o motivo para o tratamento ser tão importante é, justamente, pelo fato de que essas exceções são imprevistos e a melhor forma de lidar com esses imprevistos, sem que ele entre em um estado de erro que atrapalhe o fluxo natural do programa, é tratar essas exceções com o try/catch.
Mais para frente, você irá ver que nós podemos criar nossas próprias próprias exceções para que a aplicação funcione de acordo com as regras de negócio e também auxilie os usuários e desenvolvedores a encontrarem problemas específicos durante o funcionamento da aplicação.
Espero ter ajudado, qualquer coisa estou à disposição.
Pense que você precisa chamar um serviço externo que te retorna os dados de um cliente. Esse serviço pode ou não funcionar, pois o servidor pode estar fora, o serviço demorar muito tempo pra responder, a internet cair, enfim. Neste caso você faria algo parecido com:
try {
chamarServicoExterno();
} catch(Exception e){
System.out.println("O SERVIÇO NÃO RESPONDEU");
}