2
respostas

Duvida sobre exceção.

Não sei se entendi direito, mas, exceções são erros na logica do código, ou, códigos que talvez não funcionem, então, porque tratar a exceção, ao invés de corrigir o código ou a logica do código?

Desde já agradeço. :)

2 respostas

Oi herdantzig, tudo bem?

Você está correto, exceções são provenientes de erros de lógica ou acesso a fontes externas que talvez não estejam disponíveis. Mas o motivo para o tratamento ser tão importante é, justamente, pelo fato de que essas exceções são imprevistos e a melhor forma de lidar com esses imprevistos, sem que ele entre em um estado de erro que atrapalhe o fluxo natural do programa, é tratar essas exceções com o try/catch.

Mais para frente, você irá ver que nós podemos criar nossas próprias próprias exceções para que a aplicação funcione de acordo com as regras de negócio e também auxilie os usuários e desenvolvedores a encontrarem problemas específicos durante o funcionamento da aplicação.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou à disposição.

Pense que você precisa chamar um serviço externo que te retorna os dados de um cliente. Esse serviço pode ou não funcionar, pois o servidor pode estar fora, o serviço demorar muito tempo pra responder, a internet cair, enfim. Neste caso você faria algo parecido com:

try {
    chamarServicoExterno();
} catch(Exception e){
    System.out.println("O SERVIÇO NÃO RESPONDEU");
}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software