Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida sobre CASE WHEN

Bom dia. Estou fazendo o curso de Consultas SQL no Oracle e me surgiu a seguinte dúvida:

No exercício proposto, é pedido para classificarmos os clientes entre "Velhos", "Jovens" e "Crianças" seguindo como condição Velhos = Nascido antes de 1990; Jovens = Nascidos entre 1990 e 1995; Crianças = Nascidos após 1995

No meu resultado extraído do código da consulta que eu fiz o registro "Erica Carvalho" foi classificado como Jovem, porém, no código que seria a resposta o mesmo veio classificado como Velho

Consultei o registro e vi que o campo "DATA_DE_NASCIMENTO" do registro está como '01/09/90' ou seja, este cliente não nasceu antes de 1990, sendo assim, o mesmo não poderia ser classificado como 'Velho'. Abaixo estão as códigos da minha consulta e da consulta que seria a resposta correta. Obs: os demais registros estão iguais nas duas consultas.

MINHA CONSULTA:

SELECT NOME, CASE WHEN DATA_DE_NASCIMENTO <= TO_DATE('01/01/1990' , 'DD/MM/YYYY') THEN 'VELHOS' WHEN DATA_DE_NASCIMENTO >= TO_DATE('01/01/1990' , 'DD/MM/YYYY') AND DATA_DE_NASCIMENTO <= TO_DATE('31/12/1995' , 'DD/MM/YYYY')THEN 'JOVENS' ELSE 'CRIANÇAS' END AS CLASSIFICACAO FROM TABELA_DE_CLIENTES;

RESPOSTA DO EXERCÍCIO:

'''SELECT NOME, CASE WHEN TO_CHAR(DATA_DE_NASCIMENTO, 'YYYY') <= '1990' THEN 'Velho' WHEN TO_CHAR(DATA_DE_NASCIMENTO, 'YYYY') > '1990' AND TO_CHAR(DATA_DE_NASCIMENTO, 'YYYY') <= '1995' THEN 'Jovens' ELSE 'Crianças' END FROM TABELA_DE_CLIENTES

2 respostas
solução!

Olá Adriano, tudo bem?

Realmente você tem razão, "Erica Carvalho" deve ser classificado como JOVEM devido a sua data de nascimento, a sua query esta correta. Já foi repassado ao pessoal responsável para que essa query da atividade seja revisada e feitas as correções necessárias.

Agradecemos pelo seu feedback, continue assim e bons estudos!

Olá Danielle, estou bem obrigado e espero que você também esteja

Obrigado pelo retorno , é bom termos esse feedback para não ficarmos com dúvida sobre o aprendizado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software