Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre a profundidade e aplicação do Python na Carreira de Análise de Dados

Olá,

Estou trilhando a formação de Análise de Dados e gostaria de uma orientação estratégica sobre o uso do Python. Notei que, na grade curricular, as disciplinas específicas de Python aparecem em menor quantidade comparadas a outras ferramentas. Diante disso, surgiram três dúvidas:

Uso no dia a dia: No cotidiano real de um Analista de Dados, o quanto do trabalho é de fato codificação em Python versus o uso de ferramentas de BI ou SQL?

Importância Relativa: Qual o peso do Python para quem está começando? Mesmo aparecendo menos na trilha, ele é o diferencial para automações e análises mais complexas?

Dificuldade no Aprendizado: Sou novo no mundo da programação e confesso que estou encontrando bastante dificuldade com a lógica e a sintaxe da linguagem. Como vocês sugerem que eu organize meus estudos para não "travar" e conseguir evoluir, mesmo sentindo que a curva de aprendizado é íngreme?

Quero focar meus esforços no que realmente importa para o mercado, mas sem negligenciar os fundamentos que estou sentindo dificuldade agora.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Ei! Tudo bem, Antonio?

Excelente pergunta, obrigada por compartilhar no fórum. Com certeza ajudará outros(as) colegas também.

No dia a dia de um Analista de Dados, o que mais aparece costuma ser SQL e ferramentas de BI. SQL é praticamente rotina para extrair e organizar dados, e o BI fica para a parte de visualização e entrega para o negócio. O Python nem sempre é usado o tempo todo em posições mais iniciais, mas ele aparece quando a análise precisa ir além do básico: tratar volumes maiores, automatizar tarefas repetitivas, fazer análises mais elaboradas ou começar a entrar em modelos preditivos.

Sobre a importância dele, mesmo que pareça ter menos carga na trilha, o Python é um diferencial grande. Ele não é só “mais uma ferramenta”, ele muda o seu nível de autonomia. Com ele, você deixa de depender apenas de consultas e dashboards e começa a construir soluções mais completas. No começo da carreira, pode não ser o centro de tudo, mas no crescimento profissional ele pesa bastante.

Agora, sobre a dificuldade… isso é comum inicialmente, não se preocupe. Programação exige um tipo de raciocínio que a gente normalmente não foi treinado a usar antes. A sensação de “travar” faz parte do processo. O que costuma ajudar é estudar com constância e não tentar absorver tudo de uma vez. Melhor estudar um pouco todo dia do que fazer maratonas longas e cansativas. Outra coisa importante é praticar muito, errar bastante e entender o erro. É justamente nesse momento que a lógica começa a fazer sentido.

Tenta também sempre conectar o que está aprendendo com dados reais. Em vez de pensar só na sintaxe, pensa: “como eu usaria isso para tratar uma base de vendas?” ou “como isso me ajuda a limpar uma coluna?”. Quando o conteúdo ganha contexto, ele fica mais leve.

Você está certo em querer focar no que o mercado valoriza, mas não negligencie essa base agora. A lógica que está difícil hoje é o que vai te dar segurança lá na frente. E essa curva íngreme que você está sentindo é exatamente o sinal de que você está evoluindo.

Para complementar os estudos, indico a nossa Trilha Praticando Python, para treinar enquanto aprende os conceitos e reforça a prática.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida que surgir, não deixe de compartilhar no fórum. Estaremos por aqui para te acompanhar!

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Natália, muito obrigado pelo retorno e pela atenção!

Suas explicações me deixaram bem mais tranquilo para dar continuidade aos estudos. No início, o volume de conteúdos assusta um pouco, mas agora sinto que tenho um norte mais claro para seguir na minha caminhada para me tornar um Analista de Dados.