Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre a profundidade e aplicação do Python na Carreira de Análise de Dados

Olá,

Estou trilhando a formação de Análise de Dados e gostaria de uma orientação estratégica sobre o uso do Python. Notei que, na grade curricular, as disciplinas específicas de Python aparecem em menor quantidade comparadas a outras ferramentas. Diante disso, surgiram três dúvidas:

Uso no dia a dia: No cotidiano real de um Analista de Dados, o quanto do trabalho é de fato codificação em Python versus o uso de ferramentas de BI ou SQL?

Importância Relativa: Qual o peso do Python para quem está começando? Mesmo aparecendo menos na trilha, ele é o diferencial para automações e análises mais complexas?

Dificuldade no Aprendizado: Sou novo no mundo da programação e confesso que estou encontrando bastante dificuldade com a lógica e a sintaxe da linguagem. Como vocês sugerem que eu organize meus estudos para não "travar" e conseguir evoluir, mesmo sentindo que a curva de aprendizado é íngreme?

Quero focar meus esforços no que realmente importa para o mercado, mas sem negligenciar os fundamentos que estou sentindo dificuldade agora.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Ei! Tudo bem, Antonio?

Excelente pergunta, obrigada por compartilhar no fórum. Com certeza ajudará outros(as) colegas também.

No dia a dia de um Analista de Dados, o que mais aparece costuma ser SQL e ferramentas de BI. SQL é praticamente rotina para extrair e organizar dados, e o BI fica para a parte de visualização e entrega para o negócio. O Python nem sempre é usado o tempo todo em posições mais iniciais, mas ele aparece quando a análise precisa ir além do básico: tratar volumes maiores, automatizar tarefas repetitivas, fazer análises mais elaboradas ou começar a entrar em modelos preditivos.