1
resposta

[Dúvida] Seria o cliente sempre um usuário, mesmo que com papeis bastante definidos e sem ser o usuário final?

Dado que a pessoa cliente é quem financia o uso de um serviço ou produto, para si ou para outra pessoa, e a etapa de pagamento pode gerar uma experiência, poderíamos considerar a pessoa cliente uma usuária, mesmo que não necessariamente usufrua do serviço principal?

A ênfase que dou nessa dúvida é na etapa de pagamento de um serviço, seja ele digital ou não. Se vou a uma loja para comprar um presente e não aceitam o meu método de pagamento, por exemplo, como cliente, tenho uma experiência de pessoa usuária negativa com a loja. A mesma dúvida pode se aplicar a uma loja virtual que processa os próprios pagamentos. Se a etapa de pagamento fornece uma interface não amigável, se o processo de pagamento demora, resulta em erro e demais casos, também posso ter uma experiência negativa. Algo interessante é que nem todo comércio virtual processa seus próprios pagamentos, terceirizando este serviço a um produto dedicado a processar pagamentos.

E aí, gostaria de entender se tal afirmação é válida, ou se fazemos esta divisão visando delimitar ambos os papeis, independente do cliente ser um usuário, ainda que não necessariamente o usuário final, ou não. Li a pergunta e a resposta do tópico da colega Sharlene, mas ainda não consigo desinterpretar o cliente como usuário, mesmo que não vá usufruir do serviço principal. Naquele caso, ainda entendo o cliente como usuário do site. Entendo que possa ser uma dúvida muito específica e também desnecessária da minha parte, mas foi algo que me deixou curiosa enquanto preenchia o Notion que foi disponibilizado.

1 resposta

Oi, Douglas! Como está?

Que bom que você está gostando do curso e que está se dedicando tanto! Vamos à sua dúvida, que é muito pertinente.

A distinção entre cliente e usuário é realmente importante no campo de UX Design. De acordo com a definição que você mencionou, a pessoa cliente é quem paga pelo serviço ou produto, enquanto a pessoa usuária é quem efetivamente utiliza o serviço ou produto.

No entanto, a sua observação sobre a experiência de pagamento é muito válida. Mesmo que a pessoa cliente não seja a usuária final do serviço, ela ainda interage com a interface de pagamento e, portanto, tem uma experiência de usuário com essa parte específica do processo. Isso significa que, em certos contextos, a pessoa cliente pode sim ser considerada uma usuária, especialmente quando falamos de interfaces e processos que ela precisa utilizar para completar a compra.

Por exemplo, se você vai a uma loja virtual para comprar um presente e encontra dificuldades na etapa de pagamento, você está tendo uma experiência de usuário negativa com essa parte do serviço, mesmo que não vá usar o produto final. Essa experiência pode impactar sua percepção geral da loja e influenciar sua decisão de comprar lá novamente.

Portanto, embora cliente e usuário não sejam sinônimos, a pessoa cliente pode sim ser uma usuária em determinados momentos específicos do processo de compra. É importante para designers de UX considerar todas as interações que qualquer pessoa possa ter com o serviço ou produto, garantindo uma experiência positiva em todas as etapas.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui, ok?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!