1
resposta

[Dúvida] Seria o cliente sempre um usuário, mesmo que com papeis bastante definidos e sem ser o usuário final?

Dado que a pessoa cliente é quem financia o uso de um serviço ou produto, para si ou para outra pessoa, e a etapa de pagamento pode gerar uma experiência, poderíamos considerar a pessoa cliente uma usuária, mesmo que não necessariamente usufrua do serviço principal?

A ênfase que dou nessa dúvida é na etapa de pagamento de um serviço, seja ele digital ou não. Se vou a uma loja para comprar um presente e não aceitam o meu método de pagamento, por exemplo, como cliente, tenho uma experiência de pessoa usuária negativa com a loja. A mesma dúvida pode se aplicar a uma loja virtual que processa os próprios pagamentos. Se a etapa de pagamento fornece uma interface não amigável, se o processo de pagamento demora, resulta em erro e demais casos, também posso ter uma experiência negativa. Algo interessante é que nem todo comércio virtual processa seus próprios pagamentos, terceirizando este serviço a um produto dedicado a processar pagamentos.

E aí, gostaria de entender se tal afirmação é válida, ou se fazemos esta divisão visando delimitar ambos os papeis, independente do cliente ser um usuário, ainda que não necessariamente o usuário final, ou não. Li a pergunta e a resposta do tópico da colega Sharlene, mas ainda não consigo desinterpretar o cliente como usuário, mesmo que não vá usufruir do serviço principal. Naquele caso, ainda entendo o cliente como usuário do site. Entendo que possa ser uma dúvida muito específica e também desnecessária da minha parte, mas foi algo que me deixou curiosa enquanto preenchia o Notion que foi disponibilizado.

Inclusive, fica aqui o meu elogio ao curso, sobretudo a esta primeira aula que tive. A tomada de notas de conceitos, observações e tudo o mais como entregável da atividade me trás um hábito que, infelizmente, deixei na escola, mas que me ajuda bastante na absorção do conhecimento. Espero não desistir eventualmente do curso (infelizmente, tenho TDAH haha). Muito obrigada!

1 resposta

Oi, Douglas! Como está?

Que bom que você está gostando do curso e que está se dedicando tanto! Vamos à sua dúvida, que é muito pertinente.

A distinção entre cliente e usuário é realmente importante no campo de UX Design. De acordo com a definição que você mencionou, a pessoa cliente é quem paga pelo serviço ou produto, enquanto a pessoa usuária é quem efetivamente utiliza o serviço ou produto.

No entanto, a sua observação sobre a experiência de pagamento é muito válida. Mesmo que a pessoa cliente não seja a usuária final do serviço, ela ainda interage com a interface de pagamento e, portanto, tem uma experiência de usuário com essa parte específica do processo. Isso significa que, em certos contextos, a pessoa cliente pode sim ser considerada uma usuária, especialmente quando falamos de interfaces e processos que ela precisa utilizar para completar a compra.

Por exemplo, se você vai a uma loja virtual para comprar um presente e encontra dificuldades na etapa de pagamento, você está tendo uma experiência de usuário negativa com essa parte do serviço, mesmo que não vá usar o produto final. Essa experiência pode impactar sua percepção geral da loja e influenciar sua decisão de comprar lá novamente.

Portanto, embora cliente e usuário não sejam sinônimos, a pessoa cliente pode sim ser uma usuária em determinados momentos específicos do processo de compra. É importante para designers de UX considerar todas as interações que qualquer pessoa possa ter com o serviço ou produto, garantindo uma experiência positiva em todas as etapas.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui, ok?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!